Esta es un versión antigua publicada el 2021-05-13. Consulte la versión más reciente.

Retirement of university teachers: documentary research of brazilian scientific production trends / Aposentadoria de docentes universitários: pesquisa documental acerca das tendências da produção científica brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9391

Palabras clave:

aposentadoria, docentes, saúde do trabalhador, revisão

Resumen

RESUMO Objetivo: identificar, descrever e analisar as tendências da produção científica brasileira sobre a aposentadoria docente. Método: pesquisa documental realizada em junho de 2019 no Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior e Banco Digital de Teses e Dissertações. Utilizou-se como estratégia de busca os descritores “Aposentadoria” AND “Docente”, sendo a amostra composta por 12 trabalhos, os quais foram analisados sob a proposta operativa de Minayo. Resultados: o processo de aposentadoria docente foi estudado em oito dissertações e quatro teses, com concentração das defesas entre 2013 a 2016 e utilização da abordagem qualitativa. Conclusão: observa-se tendência de investimentos em estudos sobre a fase pós-aposentadoria, inferindo-se a necessidade de investigar a fase de pré-aposentadoria, com vistas a uma transição equilibrada e ativa, (re) significando as possibilidades que esta nova fase pode representar aos docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabel Cristine Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria/RS

Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Enfermeira. Doutora em Filosofia. Docente no departamento de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

José Luis Guedes dos Santos, Universidade Federal de Florianópolis/SC

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente no departamento de enfermagem da Universidade Federal de Florianópolis/SC.

Bruna Marta Kleinert Halberstadt, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Elisa Rucks Megier, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/RS

Daniela Moreira, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Discente de Enfermagem. Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria/RS

Citas

Marx K. O Capital - Livro 1. São Paulo (SP): Boitempo; 2017.

Jogaib MLML, Muniz HP. Aposentadoria e trabalho docente: momento de despedidas ou reencontros com o trabalho? Cad psicol soc trab. [internet] 2015 [acesso em 2019 Jul 1]; 18(1):47-59. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/cpst/article/view/125720 DOI: 10.11606/issn.1981-0490.v18n1p47-59.

Nóbrega CV. Representações sócias da aposentadoria: um estudo com docentes e ex-universitários [tese]. João Pessoa: Universidade Federal de Paraíba; 2017. 147 p.

Wang M, Shultz K. Employee retirement: a review and recommendations for future investigation. Jounal of Management. [internet] 2010 [acesso em 2019 Jul 1];36:172-206. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247570111_Employee_Retirement_A_Review_and_Recommendations_for_Future_Investigation

Szinovacz ME, Martin L, Davey A. Recession and Expected Retirement Age: Another Look at the Evidence. The Gerontologist. [internet] 2013 [acesso em 2019 Jul 1]; 54(2):245–257. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3954414 DOI:10.1093/geront/gnt010.

Brum CN, Zuge SS, Rangel RF, Freitas HMB, Pieszak GM. Revisão narrativa da literatura: aspectos conceituais e metodológicos na construção do conhecimento da enfermagem. In: Lacerda MR, Costenaro RGS. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde. Porto Alegre: Moriá, 2015.

Marconi MA, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo (SP): Atlas; 2017.

Galvão TF, Pansani TSA, Harrad D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e

Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol serv saúde [internet]. 2015 [acesso em 2019 Jul 1]. 24(2): 335-342. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742015000200017&lng=pt.

CAPES [site de Internet]. Brasília (DF): Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. [citado em 02 de julho 2019]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/.

Minayo MC. O desafio do conhecimento. São Paulo (SP): Hucitec, 2015.

Bressan MALC. A significação do trabalho e da aposentadoria: o caso dos servidores da Universidade Federal de Viçosa [dissertação]. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa; 2011. 156p.

Silva RB. Fatores que influenciam na tomada de decisão frente à aposentadoria por parte de professores de uma Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ [dissertação]. Petrópolis (RJ): Universidade Católica de Petrópolis; 2016.

Abreu CB. Características do gerenciamento de carreira dos docentes do ensino superior na fase pré-aposentadoria [tese]. Fortaleza(CE): Universidade de Fortaleza; 2016. 104p.

Amaral LB. Representações sociais do trabalho docente e da aposentadoria para professores de duas universidades federais [dissertação] Natal(RN): Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2016. 247p.

Luz ML. Perfil e posicionamentos dos pré-aposentados da UFV em sua realidade cotidiana [dissertação] Viçosa(MG): Universidade Federal de Viçosa; 2003. 91p.

Liberati VM. Representações sociais da aposentadoria para enfermeiros docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública [dissertação]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina; 2013.

Araújo JTSL. O entrecruzamento de sentidos de docência, aposentadoria e velhice nos discursos de professores universitários [dissertação]. Maceió(AL): Universidade Federal de Alagoas; 2014. 92p.

Lana MLM. Aposentadoria e trabalho docente: momento de despedidas ou de reencontros com o trabalho? [dissertação]. Niterói(RJ): Universidade Federal Fluminense; 2013.

Deps VL. A transição a aposentadoria, na percepção de professores recém-aposentados da Universidade Federal do Espírito Santo [dissertação]. Campinas(SP): Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação; 1994. 186p.

Costa AMMR. O significado da aposentadoria para os servidores públicos: o caso de uma universidade [dissertação]. São Paulo(SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2014. 131p.

Cézar A. Trabalho, aposentadoria e envelhecimento: entre os caminhos da (in)segurança social e das (in)certezas pessoais. Um estudo com docentes da Universidade Federal de Goiás [tese]. Goiana (GO): Universidade Federal de Goiás; 2018. 230p.

Tomás LMV. Conjugação dos tempos de vida. Idade, Trabalho e Emprego. Lisboa: Mundos Sociais, 2012.

Szinovacz ME. A Multilevel Perspective for Retirement Research. In: Wang, Mo (Ed.) The Oxford Handbook of Rerirement. New York: Oxford Library of Psychology. 2013.

Publicado

2021-05-13

Versiones

Cómo citar

1.
Oliveira IC, Beck CLC, Santos JLG dos, Halberstadt BMK, Megier ER, Moreira D. Retirement of university teachers: documentary research of brazilian scientific production trends / Aposentadoria de docentes universitários: pesquisa documental acerca das tendências da produção científica brasileira. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 13 de mayo de 2021 [citado 22 de noviembre de 2024];13:646-52. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9391

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics