Fisrt aid training for teachers and employees / Capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários do ensino fundamental e médio
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9649Palabras clave:
Primeiros socorros, Professores, Educação em saúde, Enfermagem, Emergências.Resumen
Objetivo: avaliar a efetividade de capacitação para professores e funcionários em primeiros socorros. Métodos: estudo de intervenção de pré e pós-teste, aprovada pelo Comitê de Ética, sob o número 73523117.4.0000.5231. Participaram da pesquisa 34 trabalhadores, com idade de 37 a 70 anos. Resultados: no pré-teste, das oito questões de conhecimento em primeiros socorros, cinco delas obtiveram mais erros que acertos, destacam-se um dos temas sobre convulsão, criança inconsciente e hemorragia nasal. Já no pós-teste, todas as questões obtiveram mais acertos que erros, com destaque nos números telefônicos a serem chamados em caso de emergência, um dos temas de convulsão e hemorragia nasal. Conclusão: a capacitação mostrou melhora significativa do pré-teste para o pós-teste, portanto foi eficaz e sugere-se que seja feito treinamento em primeiros socorros anualmente, garantindo a proteção dos escolares.
Descargas
Citas
Adib-Hajbaghery M, Kamrava Z. Iranian teachers' knowledge about first aid in the school environment. Chin J Traumatol. 2019. [cited 2020 jun 29]; 22(4). Available from: https://doi.org/10.1016/j.cjtee.2019.02.003.
Matos DON, Souza RS, Alves SM. Inclusão da disciplina de primeiros socorros para alunos do ensino básico. R. Interd. [Internet]. 2016. [acesso em 29 de junho 2020]; 9(3). Disponível em: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/923/pdf_354
BRASIL. Lei n. 10.747, de 31 de agosto de 2009. Torna obrigatório a instalação de Sistema de Posicionamento Global (GPS) em todas as ambulâncias que executam ou exploram o serviço de urgência e emergência e dá outras providências. Portal da Legislação: Leis Ordinárias. 2009. Disponível em: http://leismunicipa.is/jrcln
Cabral EV, Oliveira MF de. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Ensino, Saúde e Ambiente. [Internet]. 2017. [acesso em 29 de junho 2020]; 10(1). Disponível em: https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21255
Calandrim LF, Santos AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Rev Rene. [Internet]. 2017. [acesso em 29 de junho 2020]; 18(3). Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20044
Silva LGS, Costa JB, Furtado LGS, Tavares JB, Costa JLD. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Enferm. Foco. [Internet]. 2017. [acesso em 29 de junho 2020]; 8(3). Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.893
Li F, Sheng X, Zhang J, Jiang F, Shen X. Effects of pediatric first aid training on preschool teachers: a longitudinal cohort study in China. Bmc Pediatr. [Internet]. 2014. [cited 2020 jun 29]; 14 (209). Available from: https://doi.org/10.1186/1471-2431-14-209
BRASIL. Lei n. 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Portal da Legislação: Leis Ordinárias. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm
BRASIL. Projeto de Lei PL 9468/2018. Institui a obrigatoriedade de os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada voltados à educação infantil e à educação básica e os estabelecimentos de recreação infantil capacitarem profissionais do seu corpo docente ou funcional em noções básicas de primeiros socorros. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=EBECE0A4E7215071ED74A4C8030A5757.proposicoesWebExterno2?codteor=1639155&filename=PL+9468/2018
Tinoco VA, Reis MMT, Freitas LN. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: atuando em primeiros socorros. Revista Transformar. [Internet]. 2014. [acesso em 29 de junho 2020]; 6(7). Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/16
Edu. Vicente Rijo C E Ef M Profis [Internet]. QEdu 2018. [acesso em 29 de junho 2020]; Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/223766-vicente-rijo-c-e-ef-m-profis/sobre
Bisquerra R, Sarriera JC, Matínez F. Introdução à Bioestatística: enfoque informático com o pacote estatístico SPSS. Porto Alegre: Artmed; 2004.
Zavaglia GO. Primeiros socorros em escolas de ensino fundamental: guia de orientações práticas ilustrado para trabalhadores de uma escola municipal de ensino fundamental. [Mestrado em Enfermagem]. São Leopoldo (Brasil): Universidade do Vale do Rio dos Sinos; 2017. [acesso em 29 de junho 2020]. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6361
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. [acesso em 29 de junho 2020]. Disponível em: http://www.saude.gov.br/images/pdf/2016/outubro/26/livro-basico-2016.pdf
Martins AS, Cappelli KA, Jonge AL, Azevedo MW, Santos HM dos, Gomes TM et al. Oficinas de primeiros socorros em crianças com profissionais da educação: um relato de experiência. Raízes e Rumos. [Internet]. 2018. [acesso em 29 de junho 2020]; 6(1).Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/7695
Publicado
Versiones
- 2021-06-07 (4)
- 2021-06-02 (3)
- 2021-06-02 (2)
- 2021-05-31 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.