COMMUNICATION BETWEEN THE HEALTH TEAM IN A SURGICAL CLINIC: THE LOOK OF PROFESSIONALS OF A PROGRAM OF MULTIPROFESSIONAL RESIDENCE IN HEALTH
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.458-466Palabras clave:
Multiprofissional, comunicação, clínica cirúrgicaResumen
Objetivo: relatar a experiência de um grupo multiprofissional de residentes de um hospital universitário público na assistência ao indivíduo hospitalizado em uma clínica cirúrgica. Discorrer sobre as formas de comunicação utilizadas pelos profissionais. Métodos: Consiste em um relato de experiência que aborda a atuação e observação de residentes de enfermagem, fisioterapia e nutrição pertencentes ao Programa de Residência Multiprofissional de Saúde de um Hospital Universitário no Rio de Janeiro quanto à comunicação interprofissional em uma clínica cirúrgica. Relato de experiência: a abordagem ao paciente cirúrgico aconteceu tanto no período pré e pós-operatório. Observamos alguns tipos de comunicação: profissional-paciente, profissional-profissional, paciente-paciente, profissional-familiar e paciente-familiar. Conclusão: a vivência possibilitou o aprendizado de questões relevantes a cada área e o trabalho articulado. Percebemos que a comunicação proporcionou integração dos conhecimentos, otimizou e melhorou a qualidade do atendimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.