Leprosy: an educational approach with high school

Autores/as

  • Mônica Gisele Costa Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sandy Yasmine Bezerra e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Amanda Louise de Medeiros França Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruna Rodrigues Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Clélia Albino Simpson Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.776-784

Palabras clave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Hanseníase, Enfermagem

Resumen

Objetivo: Analisar o conhecimento de escolares do ensino médio sobre hanseníase antes e após a prática da educação em saúde nas salas de aula. Método: Estudo exploratório, descritivo, com população de 358 estudantes do ensino médio e amostra de 200 escolares. Critérios de seleção da amostra: alunos matriculados na escola selecionada para estudo, presentes em sala de aula e que assinaram o TCLE. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões fechadas sobre a hanseníase. O projeto foi submetido e aprovado pelo CEP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com número de protocolo 085/08 e CAAE 00780051000-09. Resultados: Em princípio, a hanseníase era pouco conhecida pelos escolares. Entretanto, esta realidade logo se transformou após a realização da palestra como instrumento de educação em saúde. Conclusão: Enfatizou-se a importância de ações de educação em saúde sobre hanseníase realizada pela enfermagem. Descritores: Educação em Saúde, Hanseníase, Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Gisele Costa Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestranta pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Sandy Yasmine Bezerra e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Amanda Louise de Medeiros França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Bruna Rodrigues Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente de graduação em enfermagem pela UFRN. Membro do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Clélia Albino Simpson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem - UFRN. Líder do grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva - UFRN.

Publicado

2014-03-31

Cómo citar

1.
Costa Pinheiro MG, Bezerra e Silva SY, de Medeiros França AL, Rodrigues Monteiro B, Albino Simpson C. Leprosy: an educational approach with high school. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31 de marzo de 2014 [citado 23 de noviembre de 2024];6(2):776-84. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3096

Número

Sección

Artículo original

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics