Scientific production about night shift work in nursing: a review of literature

Autores/as

  • Marlusse Silveira UFSM
  • Silviamar Camponagara UFSM
  • Carmem Lúcia Colomé Beck ufsm

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3679-3690

Palabras clave:

, Enfermagem, Trabalho Noturno, Ritmo Circadiano, Saúde do trabalhador

Resumen

Objetivo: conhecer as produções científicas que abordam o trabalho noturno realizado pela enfermagem em instituições hospitalares. Métodos: trata-se de uma pesquisa bibliográfica, narrativa, exploratória e descritiva. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde nos meses de julho e agosto de 2012. Resultados: os estudos apontam que a maioria destes trabalhadores são mulheres casadas ou com companheiros e/ou filhos, que se dividem entre as tarefas do lar e profissionais em um ou dois empregos. Apesar do trabalho noturno repercutir negativamente na saúde dos trabalhadores, estes frequentemente estão neste turno por escolha/necessidade pessoal ou profissional e não por imposição da instituição. Conclusão: há crescente interesse na temática, principalmente em relação às repercussões desse turno de trabalho para a saúde dos trabalhadores de enfermagem. Ressalta-se que minimizar estas repercussões é fundamental, assim como reduzir os índices de adoecimento, como forma de contribuir na promoção da saúde e satisfação no trabalho.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlusse Silveira, UFSM

ENFERMEIRA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA, ESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO M ENFERMAGEM-PPGENF DA UFSM (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Silviamar Camponagara, UFSM

PROFª Drª Enfª do departamento de enfermagem da universidade federal de santa maria

Carmem Lúcia Colomé Beck, ufsm

PROFª Drª Enfª do departamento de enfermagem da universidade federal de santa maria

Publicado

2016-01-06

Cómo citar

1.
Silveira M, Camponagara S, Beck CLC. Scientific production about night shift work in nursing: a review of literature. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 6 de enero de 2016 [citado 22 de noviembre de 2024];8(1):3679-90. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3745

Número

Sección

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics