Manifestações e necessidades referentes ao processo de morte e morrer: perspectiva da pessoa com câncer Demonstrations and necessities on the death and dying process: perspective of the person with cancer
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.705-716Palabras clave:
Paciente Terminal, Cuidados Paliativos, Serviços de Assistência Domiciliar, Enfermagem, Cuidados de Enfermagem.Resumen
Objetivo: Conhecer manifestações e necessidades referentes ao processo de morte e morrer da pessoa com câncer no final de vida. Método: Estudo de caso, qualitativo, descritivo. O cenário foi no domicílio dos participantes vinculados ao Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar, em Pelotas/RS. Participaram cinco pessoas com câncer no final de vida, quatro do sexo masculino e uma do sexo feminino. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada e observação participante, em agosto e setembro de 2015, com três ou quatro encontros em seus domicílios.Foi aplicada a Análise Temática. Resultados: Emergiram quatro categorias: Manifestações e Necessidades Emocionais; Manifestações e Necessidades Sociais; Manifestações e Necessidades. Físicas; Manifestações e Necessidades Espitituais. Conclusão: O câncer modifica a vida dos pacientes e familiares exigindo dos profissionais de saúde habilidade e olhar sensível para o atendimento de sua integralidade, considerando suas dimensões físicas, emocionais, sociais e espirituais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.