Políticas e condições de uso de Inteligência Artificial

Os autores devem declarar o uso de IA generativa na redação científica no momento da submissão do artigo. As orientações a seguir referem-se apenas ao processo de redação e não ao uso de ferramentas de IA para analisar e extrair insights dos dados como parte do processo de pesquisa.
Com base nas diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online adota as seguintes políticas:

IA e Autoria: Chatbots e ferramentas de IA não podem ser listados como autores ou coautores, pois não atendem aos critérios de autoria.
Uso Transparente de IA: Caso a IA seja usada para coleta de dados, análise ou produção gráfica, os autores devem declarar no momento da submissão do amnuscrito e especificar claramente a ferramenta e seu uso no manuscrito. A declaração e a especificação não se aplicam ao uso de ferramentas básicas, como ferramentas usadas para verificar gramática, ortografia e referências. Se você não tem nada a divulgar, não precisa adicionar uma declaração.
Responsabilidade dos Autores: Os autores são responsáveis pelo conteúdo do artigo, incluindo dados gerados por IA.
Proibição de IA na Avaliação: Editores e revisores não devem usar IA para avaliar submissões. Caso usem, a avaliação será desconsiderada, esta medida se deve à proteção dos direitos dos autores e a confidencialidade de suas pesquisas, por este motivo, a RPCFO atualmente não permite o uso de IA generativa ou tecnologias assistidas por IA, como ChatGPT ou serviços semelhantes, por revisores ou editores no processo de revisão por pares e avaliação de manuscritos. Estamos avaliando ativamente as ferramentas de IA compatíveis e esta política poderá ser revisada no futuro.