Questões relativas ao sexo e gênero

A Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online (RPCFO) adota e promove o uso da Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (SAGER) para orientar seus autores na correta inclusão de considerações sobre sexo e gênero em suas pesquisas. É fundamental que os autores, ao submeterem manuscritos à RPCFO, utilizem corretamente os termos sexo (entendido como um atributo biológico) e gênero (conceito moldado por circunstâncias sociais e culturais), evitando a confusão entre os dois.
 
Espera-se que os autores relatem explicitamente o sexo e/ou gênero dos participantes do estudo, quando relevante, e expliquem de que forma o sexo e o gênero influenciam os resultados obtidos. Além disso, caso as análises não tenham incluído essas variáveis, os autores devem justificar sua ausência. No resumo, os autores são incentivados a mencionar, se possível, como o sexo e/ou o gênero afetam os resultados, e no corpo do manuscrito, devem fornecer informações detalhadas sobre a metodologia aplicada para analisar sexo e gênero, conforme recomendado pela SAGER.
 
A RPCFO visa promover uma maior transparência e equidade na forma como essas variáveis são tratadas, respeitando as nuances de cada uma, e contribuindo para a produção de um conhecimento mais inclusivo e diverso no campo da saúde.
 
Referência: Heidari S, Babor TF, Castro PD, Tort S, Curno M. (2017). Guidelines for reporting gender and sex: SAGER guidelines.