HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25pPalavras-chave:
estudante, enfermagem, leituraResumo
INTRODUÇÃO: Ler é muito mais do que interpretar as letras para compreender a mensagem, visto que inclui o sentimento e a atribuição de significado ao texto, além do relacionamento do conteúdo com outros conhecimentos já adquiridos. A leitura é considerada um meio de proporcionar reflexões e questionamentos, haja vista que está presente no dia-a-dia do ser humano, representando um grande passo para a aquisição do conhecimento. No âmbito da formação no ensino superior, a leitura se expressa como instrumento de aprendizagem e ocupa um papel de extrema relevância na vida do indivíduo. Enquanto estudante universitário considera-se o ato de ler como um instrumento utilizado para o desenvolvimento de uma prática profissional eficiente, bem como, visão crítica que norteia seu modo de agir e se expressar. Com base nos aspectos destacados, é possível afirmar que a leitura é imprescindível aos universitários, posto que é principalmente por meio dela que se dá o acesso ao conteúdo de diversas disciplinas e à produção científica.
OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo geral verificar e descrever os hábitos de leitura de estudantes do curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do município de Niterói, RJ. E como objetivo específico prover subsídios para aperfeiçoamentos futuros dos métodos de ensino.
METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem quantitativa desenvolvida em uma instituição de ensino privado da região metropolitana do Rio de Janeiro. Realizou-se com 30 estudantes universitários do sétimo período do curso de enfermagem, matriculados no ano de 2010, presentes em sala de aula no dia determinado para a coleta de dados. A técnica utilizada para a realização da coleta dos dados foi um questionário auto-aplicável, contendo quinze questões fechadas. Os dados coletados foram registrados em planilha elaborada no programa de computação Excel e a compilação foi auxiliada por recursos do mesmo programa.
RESULTADOS: Dos entrevistados, 83% são do sexo feminino e 17% do sexo masculino. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes possui mãe (10) e pai (9) com ensino médio completo. Quando questionados acerca do prazer pela leitura, 87% relataram gostar de ler. Com relação à freqüência de ida à Biblioteca 40% afirmaram ir raramente. Quanto o motivo de não freqüentar a Biblioteca, a maioria dos estudantes (47%) considera a falta de tempo, seguido por (27%) falta de hábito. Com relação ao horário de ler, 80% relataram não possuir um horário reservado para leitura. Acerca da quantidade de leitura de livros, a maioria dos estudantes (16) afirmou não ter lido nenhum livro de janeiro à junho de 2010, contudo, 53% considera ter um bom desempenho como leitor, e 33% regular. Sobre o tipo de leitura feita mais freqüentemente, contatamos que 30% lêem mais jornais e 57% considera que a Universidade exerce papel regular em relação ao hábito de leitura. Todos os entrevistados (100%) afirmam ter que melhorar seu desempenho com relação à leitura.
CONCLUSÕES: Diante do exposto, é possível concluir que a leitura é considerada na universidade como uma das habilidades essenciais para o processo ensino-aprendizagem, posto que é principalmente por meio dela que se dá o acesso ao conteúdo das diversas disciplinas. Assumindo este pressuposto, considera-se que o domínio de habilidades de leitura é imprescindível para o desempenho do estudante nas diversas situações acadêmicas. Cabe mencionar ainda que a falta de hábito de leitura por parte dos estudantes de enfermagem, pode acarretar dificuldade na aprendizagem e na formação de visão crítica em relação aos acontecimentos.
REFERÊNCIAS:
CUNHA, Neide de Brito; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Rev. Psicologia: Reflexão e crítica. 2006, vol.19, n.2, pp. 237-245.
OLIVEIRA, Katya Luciane; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; PRIMI, Ricardo. Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade Interação em Psicologia. 2003, vol. 7, n.1, PP.19-25
SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; SUEHIRO, Adriana; OLIVEIRA, Katya Luciane. Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia. Ver. Estudos de Psicologia. 2004, vol.21, n.2, pp. 29-41.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.