BIOTHERAPY: AN EFFICIENT ALTERNATIVE FOR THE TREATMENT OF SKIN LESIONS

Autores

  • Daniele Lourinho Dallavecchia UNIRIO
  • Barbara Nascimento Proença Departamento de Parasitologia e Microbiologia – Laboratório de Estudo de Dípteros - Instituto Biomédico, UNIRIO
  • Valéria Magalhães de Aguiar Coelho Departamento de Parasitologia e Microbiologia – Laboratório de Estudo de Dípteros - Instituto Biomédico, UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2071-2087

Palavras-chave:

terapia larval, pé diabético, feridas crônicas

Resumo

RESUMO:

Objetivo: Analisar a eficiência e indicações do uso terapêutico da bioterapia para o tratamento de lesões cutâneas e infectadas de etiologias diversas.

Métodos: Trata-se de revisão da literatura referente à Bioterapia. As buscas foram feitas em bases eletrônicas de dados como MEDLINE, LILACS, SciELO, COCHRANE e GOOGLE, sem filtro temporal, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Foram encontrados 1493 artigos, dos quais, 25 atenderam aos critérios de inclusão.

Resultados: A bioterapia utiliza larvas de dípteros para remoção de material necrótico ou infectado em lesões de pele, além de estimular a cicatrização dos tecidos sadios. Atualmente é utilizado em mais de 30 países, devido ao aumento de pacientes diabéticos e a resistência bacteriana aos antibióticos. Identificaram-se cinco ações benéficas da bioterapia sobre as feridas: desbridamento do tecido necrosado, descontaminação microbiana, estímulo ao tecido de granulação e ação antiinflamatória.

Conclusão: Este método de tratamento alternativo é mais comumente utilizado em feridas crônicas como pés diabéticos, onde a maioria dos pacientes teve suas feridas desbridadas em uma média de quatro semanas, comparada a terapia convencional.

Descritores:Biocirurgia, maggot debridement, úlceras de pressão, pé diabético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Lourinho Dallavecchia, UNIRIO

Graduada em enfermagem pela escola Alfredo Pinto - UNIRIO, atuando de forma interdisciplinar em pesquisa na área das ciências (parasitologia, microbiologia e imunologia), buscando atuar de forma conjunta para a melhora da saúde do paciente portador de feridas crônicas.

Downloads

Publicado

2011-07-09

Como Citar

1.
Dallavecchia DL, Proença BN, de Aguiar Coelho VM. BIOTHERAPY: AN EFFICIENT ALTERNATIVE FOR THE TREATMENT OF SKIN LESIONS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de julho de 2011 [citado 3º de julho de 2024];3(3):2071-87. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1283

Edição

Seção

Revião

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics