VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho Universidade Federal Fluminense
  • Renata da Costa Santos Universidade Federal Fluminense
  • Louise Theresa de Abreu Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Silva Leite Universidade Federal Fluminense
  • Ana Carolina de Oliveira Mata Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2955-2963

Palavras-chave:

idoso, demência, Enfermagem, Tecnologia Educacional.

Resumo

Objetivo: validar o Blog Interativo como Tecnologia Educacional (TE) sobre os cuidados ao idoso com Doença de Alzheimer e outros transtornos demenciais. Método: pesquisa de natureza quantitativa na qual o cenário foi uma instituição de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, cujos sujeitos foram docentes e acadêmicos de enfermagem com período de coleta de dados de 14/10/11 a 12/12/11. Resultados: A validação do blog foi satisfatória na análise dos avaliadores, pois a maioria das respostas recebeu conceitos adequados não apresentando variações importantes. Quanto ao parâmetro de valoração em seus itens de avaliação em grande parte o blog possui concordância nos conceitos atingindo a meta proposta. Conclusão: O blog validado pode contribuir para o cuidado a pessoas com demencias, prevenindo complicações, desenvolvimento de habilidades de seus usuários e favorece a autonomia e a motivação da enfermagem para inventar novas tecnologias educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professor Adjunto, Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora MCT/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal n. 06/2011 - Casadinho/Procad, do projeto: "Inovação em Enfermagem no Tratamento de Lesões Tissulares - Sistematização, Inclusão Tecnológica e Funcionalidade".

Renata da Costa Santos, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestranda do Curso de Mestrado Acadêmico de Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Participante e bolsista MCT/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal n. 06/2011 - Casadinho/Procad, no qual o grupo de Pós-Graduação/Mestrado encaminhou o projeto: "Inovação em Enfermagem no tratamento de lesões tissulares - sistematização, inclusão tecnológica e funcionalidade".

Louise Theresa de Abreu, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 6º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFF/CNPQ.

Bruna Silva Leite, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 6º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Extensão (PROEX-UFF).

Ana Carolina de Oliveira Mata, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista (FAPERJ).

Downloads

Publicado

2012-05-01

Como Citar

1.
Camacho ACLF, Santos R da C, Abreu LT de, Leite BS, Mata AC de O. VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER’S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2012 [citado 21º de novembro de 2024];4(2):2955-63. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1844

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics