Desafios para o cuidado da insuficiência cardíaca: pesquisa exploratória com enfermeiras em Ontario Challenges for the heart failure care: exploratory research with nurses in Ontario
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5150-5155Palavras-chave:
enfermagem, insuficiência cardíaca, atenção primária, intercâmbio educacional internacional.Resumo
Objetivos: observar a implementação de protocolos canadenses aos pacientes com insuficiência cardíaca, assim como identificar junto às enfermeiras, aspectos de educação em saúde. Método: pesquisa exploratória no período de agosto a dezembro de 2013, onde a coleta de dados deu-se por observação durante a Shadow Experience, e por entrevista de enfermeiras canadenses. Para análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva. Resultados: 28 pacientes foram observados na estratégia Shadow Experience em diferentes níveis de atendimento, e 13 enfermeiras entrevistadas. Em Educação em Saúde, o contato interpessoal foi a estratégia mais utilizada (69,23%), o tratamento foi a ação prioritária (76,92%), seguida da prevenção (30,77%). Há desafios com relação aos hábitos de vida prejudiciais, e para o autocuidado considerado pouco eficaz(38,46%). Conclusão: A interação interpessoal, a qual envolveu profissionais e indivíduos canadenses em diferentes níveis de atendimento, contribuiu para identificar em sua implementação, ações básicas e desafios para insuficiência cardíaca.
Descritores: enfermagem; insuficiência cardíaca; atenção primária; intercâmbio educacional internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.