Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Estou ciente de que, caso eu tenha utilizado ferramentas de IA na construção deste artigo, quer seja para coleta de informações, produção de gráficos ou análise de dados, serei transparente em especificar o chatbot utilizado e detalhar seu uso no artigo, tanto no Resumo quanto nos Materiais e Métodos. As informações devem permitir replicação e detecção de possíveis falsificações, incluindo especificidades da ferramenta, resultados da pesquisa e o momento da consulta.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". A publicação em preprint é permitida.
- O arquivo do artigo para submissão estão em formato Microsoft Word, editor de texto word 7.0 (ou versão inferior ou superior) com Fonte Trebuchet MS 11. Estou ciente de que o não cumprimento ou o cumprimento parcial destas exigências, acarretará o arquivamento da submissão pelo editor.
- Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos , na seção Sobre a Revista. Estou ciente de que o não cumprimento dos padrões de estilos e requisitos bibliográficos na confecção do manuscrito, acarretará o arquivamento da submissão pelo editor.
-
A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
-
O título do artigo na submissão deverá ter somente a primeita letra em caixa alta, estando as demais com letras minúsculas, exceto nomes próprios.
Consta ORCID na afiliação dos autores?ESTA É UMA OBRIGATORIEDADE DE METADADOS PARA A RPCFO.O ORCID contribuirá para a identificação precisa dos autores distinguindo os homônimos e maximizando as opções de interoperabilidade, além disso, ele opera como um perfil ou currículo dos pesquisadores que agrega valor às referências bibliográficas.Para obtê-lo, basta acessar e se cadastrar. Em seguida, preencha na RPCFO conforme figura abaixo:https://orcid.org/signinTodas as referências bibliográficas do artigo foram incluídas no momento do preenchimento dos metadados da submissão, assim como os resumos.Diretrizes para Autores
ATUALIZADO EM 04 DE JULHO DE 2023
ANTES DE INICIAR A SUBMISSÃO DE SEU MANUSCRITO, LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NO TEXTO E NOS LINKS, POIS, SUA SUBMISSÃO PODERÁ SER SUMARIAMENTE ARQUIVADA CASO NÃO ESTEJA EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS DA RPCFO.
Política de Taxas para Processamento de Artigos
Este periódico não cobra as seguintes taxas aos autores:
- Não são cobradas taxas de SUBMISSÃO de artigo: 0,00 (BRL)
- Não são cobradas taxas de AVALIAÇÃO de artigo: 0,00 (BRL)
- Não são cobradas taxas de PROCESSAMENTO de artigo: 0,00 (BRL)
A revista não cobra taxas de autores e nem de leitores para os artigos submetidos.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PODE LEVAR ATÉ 6 MESES PARA QUE O PARECER DOS AVALIADORES SEJA EMITIDO.
OBRIGA-SE AO CUMPRIMENTO DOS SEGUINTES REQUISITOS PARA QUE O ARTIGO SE QUALIFIQUE PARA REVISÃO DUPLO CEGA, CASO CONTRÁRIO, SERÁ RECUSADO e SUMARIAMENTE ARQUIVADO: (1) Elaborado seguindo rigorosamente as NORMAS de Formatação, Estrutura, Conteúdo e Estilo/Escrita. (2) Apresentado em formato WORD.doc. (3) A coleta de dados não ter ocorrido há mais de 5 anos. (4) Do RESUMO à CONCLUSÃO escritos em obediência às Normas da Língua Vernácula, empregando-se o verbo na voz ativa, sintética ou analítica, com exceção do objetivo (apresentar o verbo no INFINITIVO). Não citar autores e/ou ano. (5) Envio da documentação exigida para cada categoria de artigo. (6) Preenchimento do formulário on line dos metadados da submissão nos idiomas PORTUGUÊS e INGLÊS. Todos os autores devem estar registrados nas Plataformas Lattes (http://lattes.cnpq.br) e ORCID iD (https://orcid.org/register), em cumprimento a "Best practice Guideline for Publishers".
Guias para a apresentação do texto. Os textos dos artigos devem seguir os guias da Rede Equator conforme tipo de estudo realizado: Para melhorar a qualidade e a transparência da pesquisa em investigação em saúde. Pode ser usado para todos os tipos de pesquisas em saúde. ¨Para todos os tipos de estudos usar o guia Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE 2.0 – checklist). ¨Para ensaio clínico randomizado seguir o guia CONSORT (checklist e fluxograma). ¨Para revisões sistemáticas e metanálises seguir o guia PRISMA (checklist e fluxograma). ¨Para estudos observacionais em epidemiologia seguir o guia STROBE (checklist). ¨ Para estudos qualitativos seguir o guia COREQ (checklist).
Checklist e fluxograma PRISMA: apresentar no método. Fazer o download dos dois documentos nos links disponíveis - PRISMA em MS Word. CLIQUE AQUI. e, PARA O diagrama, CLIQUE AQUI ; utilizá-los na preparação do artigo, preenchê-los; enviá-los durante a submissão.
Não citar revistas “predatórias”, mesmo tendo o Qualis Capes. Para isso, consulte o link: https://beallslist.net/standalone-journals/
A Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental On Line [RPCFO] foi transferida para o formato eletrônico (SEER/OJS) em maio de 2009, sem fins lucrativos. Atualmente é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)- Mestrado e Doutorado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro [UNIRIO], com periodicidade em FLUXO CONTÍNUO, compondo-se de um volume por ano. Está classificada no QUALIS/CAPES como B2.
Quando da submissão dos manuscritos, em METADADOS DA SUBMISSÃO devem constar todos os AUTORES que por ventura estejam mencionados como << AUTOR >> no corpo do texto. O encaminhamento do manuscrito, anexos e o preenchimento de todos os dados, são de inteira responsabilidade do autor que está submetendo o manuscrito e não do Editor.
A inclusão dos Registros ORCID nos Metadados da Submissão é OBRIGATÓRIA, bem como o RESUMO em PORTUGUÊS e as REFERÊNCIAS. Caso contrário, a submissão PODER SUMARIAMENTE arquivada.
Padronização da filiação é outro aspecto importante, por isso, adotamos em 2023 O Research Organization Registry (ROR).
O Research Organization Registry (ROR) é um registro global, liderado pela comunidade, de identificadores persistentes abertos para organizações de pesquisa. O ROR torna mais fácil para qualquer pessoa ou qualquer sistema desambiguar nomes de instituições e conectar organizações de pesquisa a pesquisadores e resultados de pesquisa. Se a sua instituição ainda não tem este identificador digital, sugira sua adesão em: Registro de Organização de Pesquisa (ROR) | Registro.
No momento em que você estiver inserindo a afiliação dos autores no sistema de submissão, ao iniciar a digitação de sua instituição, o sistema iniciará a busca pelo nome da instituição, o que poderá estar redigido em português ou em outra idioma, em geral, em inglês. Assim que a sua instituição surgir como opção, basta clicar sobre ela e salvar. Veja na ilustração abaixo como é fácil.

Todos os manuscritos são previamente apreciados pelo Editor, no que se refere à adequação às Normas da RPCFO de FORMATAÇÃO e ESTRUTURA e, se considerados adequados, serão encaminhados para os consultores Ad hoc de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, será enviado para uma segunda avaliação. No caso da identificação de conflito de interesse por parte dos consultores, será encaminhado para outro consultor.
FORMATAÇÃO GERAL DO MANUSCRITO TEMPLATE PARA SUBMISSÃO
FORMATO: “.doc”
FOLHA: Tamanho A4;
MARGENS: 2,5 cm nas quatro margens;
FONTE: Trebuchet MS; fonte 11 (incluindo tabelas e referências). Para citação direta com mais de 3 linhas, utilizar fonte 10.
ITÁLICO: Somente para palavras ou expressões em idioma diferente do qual o manuscrito foi redigido ou em transliteração de depoimentos.
NOTAS DE RODAPÉ: a partir da segunda página, usar os seguintes símbolos e nesta sequência: †,‡,§,††,‡‡, §§, †††, etc.
ESPAÇAMENTO: Duplo no decorrer do manuscrito, inclusive no resumo e referências.
Simples para título, descritores, citação direta com mais de três linhas e em transliteração de depoimento.
LIMITE DE PALAVRAS CONFORME CATEGORIA DE ARTIGO (NÃO incluir as referências):
1. Editorial – Limite máximo de 1.600 palavras;
2. Artigos originais – Limite máximo 4.500 palavras;
3. Revisão (todos, incluindo Bibliometria) – Limite máximo de 5.000 palavras;
ANÁLISE DE PLÁGIO
A partir de Janeiro de 2021, uma nova etapa foi inserida no processo de revisão dos manuscritos. Um software irá avaliar a questão de plágio, tendo os seguintes resultados:
– Até 25% de plágio – será enviada uma carta aos autores, contendo orientações e recomendações;
– Mais de 50% de plágio – será realizada a captação dos autores e da instituição, sendo cumpridas as questões e deveres éticos em relação aos trabalhos científicos.
ESTRUTURA DO MANUSCRITO
1. Título (Português, Inglês, Espanhol). Tudo em caixa baixa, somente a primeira letra da primeira letra da primeira palavra deve estar em CAIXA ALTA.
2. Resumo (nos 3 idiomas do título). Após ":" , usar letra minúscula.
3. Descritores (nos 3 idiomas do título). Somente a primeira letra de cada descritor deve estar em caixa ALTA. Ex: Cuidado fundamental, Terapia Intensiva; Enfermagem. Todos devem estar de acordo com o DECS. http://decs.bvs.br/
4. Introdução
5. Método
6. Resultados
7. Discussão
8. Considerações finais (pesquisa qualiftativa) conclusão (pesquisa quantitativa)
9. Referências (estilo Vancouver, seguindo os exemplos abaixo). As abreviaturas devem seguir o Index Medicus BVS ou o Catálogo NLM.
OBS: AGRADECIMENTOS, APOIO FINANCEIRO OU TÉCNICO, DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSE FINANCEIRO E/OU DE AFILIAÇÕES:
É responsabilidade dos autores as informações e autorizações relativas aos itens mencionados acima;
Deverá contar em uma nova seção, logo após a conclusão. Citar o número do edital ao qual a pesquisa está vinculada.
FORMATAÇÃO DA ESTRUTURA DO MANUSCRITO
O manuscrito não poderá ter a identificação dos autores, esta identificação deverá estar somente na página de identificação.
As palavras “RESUMO”, “DESCRITORES”, “INTRODUÇÃO”, “MÉTODO”, “RESULTADOS”, “DISCUSSÃO”, “CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO”, “REFERÊNCIAS” e demais que iniciam as seções do corpo do manuscrito devem ser digitadas em CAIXA ALTA, NEGRITO E ALINHADAS À ESQUERDA.
TÍTULO
Deve aparecer nos 3 idiomas do Resumo;
Tem limite de 16 palavras;
CAIXA ALTA (somente a primeira letra do título de cada idioma), as demais devem estar em caixa baixa, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES E CENTRALIZADO.
RESUMO
Incluir, de forma estruturada, informações de acordo com a categoria do artigo. Inclui: objetivo, método, resultados e conclusão.
Texto limitado a 150 palavras, no idioma no qual o artigo foi redigido;
Não poderão conter abreviaturas, nem siglas.
DESCRITORES
Apresentados imediatamente abaixo do resumo e no mesmo idioma deste, sendo a palavra “descritores” em: CAIXA ALTA E EM NEGRITO;
Inserir de 3 a 5 descritores, separando-os por ponto e vírgula, e a primeira letra de cada descritor em CAIXA ALTA. Ex. Cuidado de enfermagem; Terapia intensiva; Enfermagem pediátrica.
Os descritores devem identificar ou refletir os principais tópicos do artigo;
Preferencialmente, as palavras utilizadas nos descritores não devem aparecer no título;
Para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DECS) → http://decs.bvs.br; Lembrar de clicar em: “Descritor Exato”.

Também poderão ser utilizados descritores do Medical Subjetc Headings (MeSH) → www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html.
Espaçamento simples entre linhas, conforme exemplo:
DESCRITORES: Educação; Cuidados de enfermagem; Aprendizagem; Enfermagem; Ensino.
INTRODUÇÃO
Deve conter justificativa, fundamentação teórica e objetivos. A justificativa deve definir claramente o problema, destacando sua importância, lacunas do conhecimento, e o referencial teórico utilizado quando aplicável.
MÉTODO
Deve conter o método empregado, período e local em que foi desenvolvida a pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão e de exclusão, fontes e instrumentos de coleta de dados, método de análise de dados.
Para pesquisa que envolva seres humanos os autores deverão explicitar a observação de princípios éticos, em acordo com a legislação do país de origem do manuscrito, e informar o número do parecer de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com a legislação vigente.
Ressalta-se a obrigatoriedade da inserção do Parecer do Comitê de Ética na sessão “documentação suplementar”, no ato da submissão do artigo.
RESULTADOS
Informações limitadas aos resultados da pesquisa. O texto deve complementar informações contidas em ilustrações apresentadas, não repetindo os dados.
Inserir sempre o valor de “n” e a porcentagem entre parênteses. Lembrando que n abaixo de 10 deverá estar escrito por extenso e igual ou acima de 10 deverá ser numérico.
Exemplo: “Dos 100 participantes, 15 (15%) referiram melhora do quadro e seis (6%) referiram piora”.
DISCUSSÃO
Apresentação de aspectos relevantes e interpretação dos dados obtidos. Relação e discussão com resultados de pesquisas, implicações e limitações do estudo. Não devem ser reapresentados dados que constem nos resultados.
CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS
Destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras;
Fundamentadas nos objetivos, resultados e discussão, evitando afirmações não relacionadas ao estudo e/ou novas interpretações. Incluir as contribuições do estudo realizado.
AGRADECIMENTOS
Destinar nesta seção os agradecimentos as agências de financiamentos ou organizações que de alguma forma contribuirão para a realização do estudo.
Não se aplica agradecer pessoas ou autores que colaboraram na pesquisa.
REFERÊNCIAS
As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto pela primeira vez, e apresentadas de acordo com o estilo Vancouver (exemplos abaixo).
Limite máximo de 30 referências para artigos originais;
Exclusivamente, para Artigo de Revisão, não há limite quanto ao número de referências;
Sugere-se incluir referências atuais e estritamente pertinentes à problemática abordada, evitando número excessivo de referências em uma mesma citação (80% dos artigos deve ter no máximo 5 anos de publicação);
Artigos disponíveis online devem ser citados segundo normas de versão eletrônica, conforme exemplos abaixo disponibilizados;
Ex:
Artigos em periódicos eletrônicos
1. Magalhães MV, Melo SCA. Morte e luto: o sofrimento do profissional da saúde. Psicol. Saúde Debate. [Internet]. 2015 [acesso em 20 de agosto 2019];1(1). Disponível em: http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/7/5.
Artigos com mais de 6 autores
2. Goto S, Kimura M, Katsumata Y, Goto S, Kamatani T, Ichihara G, et al. Artificial intelligence to predict needs for urgent revascularization from 12-leads electrocardiography in emergency patients. PLoS ONE [Internet]. 2019 [cited 2019 feb 05];14(1):e0210103. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0210103.
OBS.: O acesso e a disponibilidade devem estar no mesmo idioma do artigo. Ver exemplo em negrito das referências 2 e 3.
3. Bittencourt GKGD, Moreira MASP, Meira LCS, Nóbrega MML, Nogueira JA, Silva AO. Beliefs of older adults about their vulnerability to HIV/Aids, for the construction of nursing diagnoses. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2015 [cited 2020 feb 18];68(4). Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680402i.
Artigos em revistas físicas
4. Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med 2002 Jul;347(4):284-7.
5. Lakka HM, Laaksonen DE, Lakka TA, Niskanem LK, Kumpusalo E, Tuomilehto J, et al. The metabolic syndrome and total cardiovascular disease mortality in middle-aged men. JAMA 2002;288:2709-716.
6. Parkin DM, Clayton D, Black RJ, Masuyer E, Friedl HP, Ivanov E, et al. Childhood-leukaemia in Europe after Chernobyl: 5 year follow-up. Br J Cancer 1996;73:1006-12.
7. Brandão AP, Nogueira AR, Oliveira JE, Guimarães JI, Suplicy H, Brandão AA, coordenadores. I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. Arq Bras Cardiol 2005;84(Supl I):1-28.Autores corporativos (revistas físicas)
8. The Cardiac Society of Australian and New Zealand. Clinical exercise stress testing. Safety and performance guidelines. MJA 1996;164:282-284.
Autores corporativos (revistas na internet)
9. Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro. Diretrizes para a abordagem das síndromes coronarianas agudas sem supradesnível de ST. Rev SOCERJ. [Internet]. 2000 [acesso em 20 de agosto 2019];1(1). Disponível em: http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/7/5.
Organizações
1. World Health Organization (WHO). Definition of palliative care. [Internet]. 2019 [cited 2019 jul 11]. Available from: http://www.who.int/cancer/palliative/definition/en.
2. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde [Internet]. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2019 [acesso em 23 de agosto 2020]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf.
3. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim epidemiológico HIV/Aids: 2019 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde [acesso em 14 de fevereiro 2020]. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2019/boletim-epidemiologico-de-hivaids-2019.
Livros
1. Liberato R. O luto do profissional de saúde: a visão do psicólogo. In: Casellato G. O resgate da empatia: suporte psicológico ao luto não reconhecido. São Paulo: Summus Editorial; 2015.
2. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2016.
Livros eletrônicos
3. Foley KM, Gelband H, editors. Improving palliative care for cancer [monografia na Internet]. Washington: National Academy Press; 2001[acesso em 9 jul 002].Disponível em: http:www.nap.edubooks0309074029html.
Conselhos
1. Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (SP). Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento. São Paulo: COREN/SP; 2017.
2. Conselho Federal de Enfermagem (Brasil). Resolução COFEN nº 358, de 15 de outubro de 2009. Ed. Brasília: COFEN; 2009. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html.
Teses/Dissertações, Monografias
1. Silva WA. A experiência de conviver com HIV/aids na velhice. [Doutorado em Psicologia Social]. São Paulo (Brasil): Universidade de São Paulo; 2009. [acesso em 27 de outubro 2019]. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-16122009-102915/pt-br.php.
Documentos Legais
1. BRASIL. Decreto n. 89.271, de 4 de janeiro de 1984. Dispõe sobre documentos e procedimentos para despacho de aeronave em serviço internacional. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência. 1984 jan/mar 4;48:3-4. Legislação Federal e marginália.
2. BRASIL. Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Portal da Legislaçãol: Leis Ordinárias. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8142.htm
Portarias
1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Portaria nº. 470, de 24 de novembro de 1999. Institui as características básicas dos rótulos das embalagens de águas minerais e potáveis de mesa. Diário Oficial da União 25 nov 1999;Seção 1.
Resoluções
1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução nº. 22, de 15 de março de 2000. Procedimentos de Registro e Dispensa da Obrigatoriedade de Registro de Produtos Importados Pertinentes à Área de Alimentos. Diário Oficial da União 16 mar 2000;Seção 1.
2. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução nº. 23, de 15 de março de 2000. Manual de Procedimentos Básicos para Registro e Dispensa da Obrigatoriedade de Registro de Produtos Pertinentes à Área de Alimentos. Diário Oficial da União 16 mar 2000;Seção 1.
3. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução nº. 259, de 20 de setembro de 2002. Regulamento Técnico para Rotulagem de Alimentos Embalados. Diário Oficial da União 23 set 2002;Seção 1.
Códigos
1. Brasil. Código Civil. Organização dos textos, notas remissivas e índice por Juarez de Oliveira. 46. ed. São Paulo: Saraiva; 1995.
Patentes
1. Hoffmamm K, Herbst H, Pfaendner, R, inventores; Ciba-Geygy, depositante.Processo para estabilização de pead. BR patente 9507145-8 A. 1997 Set 02.
2. Meier HR, Evans S, Dubs P, inventors; Ciba-Geigy Corporation, assignee. Substituted phenols as stabilizers. US patent 5,008,459. 1991 Apr 16.
Decretos
1. Brasil. Decreto n.º 3.304, de 27 de abril de 1999. Aprova a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e funções gratificadas, do Fundo Nacional e Desenvolvimento, e dá outras providências. Diário Oficial da União 28 abr 1999; 123(8):4-5.
Relatório científico ou técnico
1. Quimby EH, Shafiro G, Stickley EE. Radiation protection for medical and allied health personnel: recommendations of the National Council on Radiation Protection and Measurements. Bethesda (MD): National Council on radiation Protection and Measurements (US), Council’s Scientific Committee 49 on Radiation Protection Guidance for Paramedical Personnel; 1976. NCRP. Report , 48.
Material Didático ou Instrucional
Fitas de Vídeo1. Capovilla FC, Guidi MAA. Recursos de hardware para análise experimental do comportamento humano [videocassete]. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; 1990.
DVD
1. Kindersley D. O corpo humano [DVD]. São Paulo: Globo, 1997.
CD-ROM
1. Anderson SC, Poulsen KB. Anderson's electronic atlas of hematology [CD-ROM]. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2002.
Filmes Cinematográficos
Inclui também suporte em DVD e fitas de vídeo.Filme
1. Deus e o diabo na terra do sol [filme]. Direção: Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes; 1964.
DVD
1. Blade Runner [DVD]. Direção: Ridley Scott. Los Angeles: Warner Brothers; c1999.
Mapas
1. Instituto Geográfico. Regiões do Brasil [mapa]. São Paulo: Instituto Geográfico; 1995.
Documentos Jurídicos em formato eletrônico
1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Portaria nº. 15, de 23 de ago de 1988. Determina que o registro de produtos saneantes domissanitários com finalidade antimicrobiana seja procedido de acordo com as normas regulamentares [portaria na internet]. Diário Oficial da União 05 set 1988 [acesso em 13 jul 2007]. Disponível em: http:elegis.bvs.brleisrefpublicshowAct.php?id=12546.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria nº. 286, de 19 de abril de 2006. Habilitar os Centros de Atenção Psicossocial abaixo discriminados, para realizar os procedimentos previstos na Portaria nº. 189, de 20 de Março de 2002 [portaria na internet]. Diário Oficial da União 20 abr 2006 [acesso em 10 jun 2007]; Seção1, (76). Disponível em: http:www.in.gov.brmateriasxmldosecao12100827.xml.
Homepage/Website
1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [homepage na internet]. Análise da disponibilidade domiciliar de alimentos e do estado nutricional no Brasil [acesso em 27 mar 2005]. Disponível em: http:www.ibge.gov.br.
Eventos
1. Ramos Junior HS. Considerações sobre a privacidade no espaço cibernético In: 2º Ciberética. Simpósio Internacional de Propriedade Intelectual, Informação e Ética [evento na internet]. 2003 nov 12-14; Florianópolis, Brasil [acesso em 12 jan 2007]. Disponível em: http:www.ciberetica.org.br.
Anuário Impresso
1. Anais do 4. Congresso Paulista de Saúde Pública; 1993 jul. 10-14; São Paulo, Brasil. São Paulo: Associação Paulista de Saúde Pública; 1995.
2. Zioni F. Controle popular: discussões temáticas. In: Anais do 4. Congresso Paulista de Saúde Pública; 1993 jul 10-14; São Paulo, Brasil. São Paulo: Associação Paulista de Saúde Pública; 1995. p. 25-6.
Para casos de mais de um evento realizado simultaneamente, deve-se seguir as mesmas regras aplicadas a autores corporativos.
3. Christensen S, Oppacher F. An analysis of Koza's computational effort statistic for genetic programming. In: Foster JA, Lutton E, Miller J, Ryan C, Tettamanzi AG, editors. Genetic programming. Proceedings of the 5th European Conference on Genetic Programming; 2002 Apr 3-5; Kinsdale, Ireland. Berlin: Springer; 2002. p.182-91.
Trabalhos apresentados em Eventos (pôsteres e similares) e não publicados.
1. Carvalho AB, Lima Filho JL, Dutra RAF, Silva NLLC. Biossensor para doenças de chagas [Apresentação na II Bienal de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz; 2000 dez 1-11; Rio de Janeiro, Brasil].
Anuário Online
1. 25.Aosani TR, Lima ACC. A terapia comunitária como estratégia metodológica de trabalho das equipes de núcleo de apoio a saúde da família (nasf) no atendimento a saúde mental. APEsmo [Internet]. 30 de outubro de 2018 [acesso em 30 de junho de 2020]; 30:e19658. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19658.
ANEXOS
Os anexos, quando indispensáveis, devem ser citados no texto e inseridos após as referências.
ORIENTAÇÕES PARA ILUSTRAÇÕES
Por ilustrações entendem-se tabelas, quadros e figuras (gráficos, diagramas, fotos).
São permitidas, no máximo, 5 ilustrações as quais devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos. Exclusivamente, para Artigos de Revisão, o limite do número de ilustrações é de 8.
Devem ser indicadas no texto com a primeira letra maiúscula.
Exemplo: Tabela 2, Quadro 1, Figura 3.
A fonte das informações da ilustração, quando resultante de outra pesquisa, deve ser citada e constar nas referências.
Tabelas e quadros
Dimensão máxima de 22 cm de altura por 16,5 cm de largura
Utilizar traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e, na parte inferior da tabela;
Não devem apresentar nem linhas verticais e horizontais no interior da tabela;
Devem ser inseridas o mais próximo possível da indicação, e desenhadas com ferramenta apropriada do Microsoft Word for Windows 98® ou compatíveis;
Utilizar fonte Trebuchet MS, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas;
O título de tabelas e quadros deve ser colocado imediatamente acima destes, com espaçamento simples, com negrito. Seguindo os exemplos abaixo:
Exemplo 1: Quadro 1 – Intervenções de enfermagem. Belo Horizonte, MG, Brasil, 2010 (Sem ponto final)
Exemplo 2: Tabela 1 – Características socioeconômicas de gestantes portadoras de diabetes mellitus tipo II. Curitiba, PR, Brasil, 2015 (Sem ponto final)
Figuras (Gráficos, Diagramas, Fotos)
Dimensão máxima de 22 cm de altura por 16,5 cm de largura.
Devem ser apresentadas no texto, o mais próximo possível da indicação, e anexadas em arquivo separado, com qualidade necessária à publicação. Preferencialmente, no formato JPEG, GIF ou TIFF, com resolução mínima de 300 dpi.
O título da figura deve ser colocado acima desta, separado por ponto do nome da cidade, estado, país e ano. Esses últimos separados por vírgula e sem ponto final.
Exemplo: Figura 1 – Estilos de liderança segundo a Teoria do Grid Gerencial. São Paulo, SP, Brasil, 2011
Poderão ser publicadas fotos coloridas e fotos de pessoas (exceto as de acesso público, já publicadas).
ORIENTAÇÕES PARA CITAÇÕES E DEPOIMENTOS
1) Citação indireta ou paráfrase
Informar o número da referência imediatamente ao término do texto, sem espaço, sem parênteses, e após o sinal gráfico (pontuação).
Exemplo: O conceito de conforto está diretamente relacionado ao bem-estar.1
2) Citação sequencial/intercalada
Separar os números de cada referência por traço, quando for sequencial.
Exemplo: 8-10 – a informação refere que as referências 8, 9 e 10 estão inclusas.
Separar os números de cada referência por vírgula, quando for intercalada.
Exemplo: 8,10 – a informação refere que as referências 8 e 10 estão inclusas.
3) Citação direta com até três linhas
Inserida no corpo do parágrafo e entre aspas. O número e página correspondentes à citação literal devem constar sobrescritos, sem parênteses e separados por dois pontos.
Exemplo: 8:13 – a informação se refere à referência 8, página 13.
4) Citação direta com mais de três linhas
Constar em novo parágrafo, justificado à direita e com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitada em fonte Trebuchet MS 10, espaço simples entre linhas, sem aspas.
O número e página correspondentes à citação direta devem constar sobrescritos, sem parênteses e separados por dois pontos.
Exemplo: 8:345-6 o número 8 se refere à referência e o 345-9 às páginas.
5) Depoimento
A transliteração de depoimento deverá constar em novo parágrafo, digitada em fonte Trebuchet 11, itálico, com espaçamento simples entre linhas, sem aspas.
Comentários do autor devem estar entre colchetes e sem itálico.
A identificação do sujeito deve ser codificada (explicar a codificação na metodologia), entre parênteses, sem itálico e separada do depoimento por ponto.
Exemplo: [Comunicação] é você expressar algo, dizer alguma coisa a alguém é o ato de se comunicar […]. (Familiar 2)
Título
Deve ser conciso e refletir a ideia principal do manuscrito, com no máximo 16 palavras e excluindo a localização geográfica da pesquisa.
CAIXA ALTA, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES, CENTRALIZADO
IMPORTANTE: Em caso do manuscrito ter origem em tese, dissertação, monografia ou trabalho de conclusão de Curso, deverá conter asterisco (*) ao final do título e a respectiva informação em nota de rodapé.
Autoria (fonte Trebuchet MS 11)
Limitado a sete autores;
Nomes, completos, apresentados imediatamente abaixo do título, alinhados à direita, separados por vírgula, numerados com algarismos arábicos sequenciais e sobrescritos.
Espaçamento simples entre as linhas;
As informações dos autores (formação, maior titulação acadêmica, cargo ocupado, nome da instituição, cidade, estado e país), deverão ser apresentadas imediatamente abaixo dos nomes, justificado, com fonte Trebuchet MS 10 e espaçamento entre as linhas em 1,15.
Cidade, estado e país, separados por hífen.
Autor Correspondente
Autor correspondente é aquele para o qual a RPCFO encaminhará os comunicados a respeito do processo de análise do manuscrito. É responsável por representar os demais autores quanto às alterações no texto, fluxo do manuscrito e aceite formal da versão final do manuscrito para publicação.
Informar nome, instituição vinculada, endereço (rua, nº, CEP, cidade, estado, país), telefone e e-mail (fonte 10).
O nome do autor correspondente constará como tal por ocasião da publicação do artigo. É sua responsabilidade comunicar à RPCFO qualquer mudança no endereço e/ou problemas com o e-mail, a fim de evitar atrasos no processo de análise do manuscrito.
CÓPIA DO PARECER DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
Para artigo de pesquisa que envolva seres humanos, enviar cópia do parecer de aprovação, com o respectivo número do protocolo, emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e de acordo com a legislação do país de origem do manuscrito. A cópia deve ser anexada como documento suplementar.
A cópia deve ser anexada como documento suplementar e, na íntegra, contendo o parecer de “Aprovado”.
Este documento inclui a declaração de responsabilidade, de transferência de direitos autorais, de participação no manuscrito e de conflito de interesses.
Deve ser preenchido e assinado por todos os autores e anexado como documento suplementar.
DOCUMENTO DE SUBMISSÃO RPCFO
Documento de Submissão do ManuscritoEu (Nós), _____________________________ autor (es) do manuscrito “__________________”, declaro (amos) que minha (nossa) contribuição foi de concepção e planejamento do projeto de pesquisa; coleta e/ou análise e interpretação dos dados; redação do manuscrito; revisão do manuscrito; outra (especificar).
Declaro (amos) que se trata de manuscrito original e que esta versão, integral ou parcial, não foi publicada ou está sendo considerada para publicação em outro periódico, seja no formato impresso ou eletrônico.
Declaro (amos) que os direitos autorais referentes ao manuscrito quando publicado se tornarão propriedade exclusiva da Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online (ISSN 2175-5361). Assumo (imos) total responsabilidade pelas citações e referências bibliográficas utilizadas bem como sobre os aspectos éticos que envolvem os participantes do estudo.
Autorizo (amos) o uso das imagens e/ou discursos para fins de divulgação e publicidade, concedendo todos os direitos reservados à Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online (ISSN 2175-5361).
Declaro (amos) não haver conflito de interesses financeiro e/ou de afiliações*.
Confirmo (amos) que as pessoas que contribuíram neste manuscrito, mas que não atendem aos critérios para autoria, foram mencionadas nos agradecimentos. As pessoas ou organizações citadas nos agradecimentos permitiram por escrito a referida menção.
Declaro (amos) que, caso seja solicitado, estou (amos) à disposição para fornecer dados sobre os quais o manuscrito está fundamentado, para exame do Conselho de Editoração._________________, _____ de _____________de _______.
Nome e Assinatura____________________________
RG__________ CPF__________ Tel.:__________
(Em caso de mais de um autor, deverá constar os dados e assinatura de todos).*Em caso de haver conflito de interesses financeiro e/ou de afiliações, este item deve ser suprimido deste texto e informado no corpo do manuscrito, de acordo com as Normas para Publicação de Artigos da Revista de Pesquisa Cuidado É Fundamental Online.
O manuscrito que NÃO cumprir tais Normas, por INCOMPLETUDE ou INADEQUAÇÃO, SERÁ SUMARIAMENTE DEVOLVIDO antes mesmo de ser submetidos à avaliação PELO CONSULTOR. Portanto, solicitamos atenção na das normas para submissão de manuscritos. Caso não seja atendida a solicitação ajustes no prazo de 3 (três) dias, o mesmo será ARQUIVADO e se houver interesse ainda em publicá-lo, deverá ser submetido novamente, onde será iniciado novo processo de julgamento por pares.
O processo de avaliação utiliza o sistema Doubleblind peer review, preservando a identidade dos autores e consultores, com emprego de formulário da RPCFO. O prazo de devolução para os pareceres é, no máximo, 28 dias, quando for aceita a realização da avaliação pelos avaliadores. Caso contrário, será enviado para outros consultores. Em persistindo a não aceitação, dois membros do Conselho Editorial avaliarão o artigo.
Os pareceres dos avaliadores serão disponibilizados online para o autor responsável pela submissão que terá o prazo de 10 (dez) dias para atender as solicitações. Caso contrário, o manuscrito será ARQUIVADO após envio de comunicado para todos os autores por entendermos que não houve interesse em atender a solicitação para ajustes de acordo com as avaliações realizadas. Porém, se houver interesse ainda em publicá-lo, o artigo deverá ser submetido novamente, onde será iniciado novo processo de julgamento por pares.
Política de Referência Cruzada da RPCFO:
http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/about/editorialPolicies#custom-1
FORMULÁRIO DE METADADOS DOS AUTORES
PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO PELO AUTORSolicitamos que preencham esses metadados e anexe em DOCUMENTO SUPLEMENTAR com o nome do arquivo usando APENAS, os 4 primeiros números do ID de submissão do seu artigo.
VEJA COMO SEU ARTIGO SERÁ AVALIADO:
FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE MANUSCRITO
O título é compreensivo e sintético?
( ) Sim
( ) Em parte
( ) Não
O resumo apresenta os objetivos da pesquisa?
( ) Sim
( ) Não
( ) Sim, entretanto, confusos
O resumo descreve a metodologia empregada?
( ) Sim
( ) Não. Descreve parcialmente.
Indica os principais resultados do estudo?
( ) Sim
( ) Não
( ) Indica parcialmenteDescreve as conclusões da pesquisa?
( ) Sim
( ) Não
Os resumos estão as três versões de idiomas (português, inglês e espanhol)?
( ) Sim
( ) Não
( ) Sim, entretanto, requer revisão.
As palavras-chave são adequadas ao artigo?
( ) Sim
( ) Não
( ) Parcialmente
As palavras-chave estão em conformidade com o DeCS?
( ) Sim
( ) Não
As palavras-chave estão nos três idomas?
( ) Sim
( ) Não
O estudo contribui para o avanço do conhecimento?
( ) Sim
( ) Não para enfermagem
( ) Sim, inclusive, para a enfermagem
( ) Não
O estudo evidencia os quesitos que deseja responder e o(s) objetivo(s) da pesquisa?
( ) Sim
( ) Não
( ) Parcialmente
Apresenta justificativa e relevância?
( ) Sim
( ) Não
( ) Só justificativa
( ) Só relevância
Apresenta sequência lógica das idéias no texto?
( ) Sim.
( ) NãoDefine siglas e termos especializados?
( ) Sim
( ) NãoO método empregado é adequado ao tipo de estudo proposto?
( ) Sim
( ) Não
O método está descrito de forma clara?
( ) Sim
( ) Não
( ) Em parte
O grupo estudado está devidamente descrito?
( ) Sim
( ) Não
O processo de coleta de dados e os instrumentos utilizados na pesquisa estão descritos de forma clara e coerente?
( ) Sim, ambos estão descritos
( ) Não
( ) Sim, apenas a coleta. Sim, apenas os instrumentos
Explicita a análise e dados de forma apropriada ao estudo?
( ) Sim
( ) Não
Os princípios éticos e legais da pesquisa envolvendo seres humanos estão explicitados na metodologia?
( ) Sim
( ) Não
Explicita aprovação em CEP com número de aprovação de protocolo de pesquisa e instituição?
( ) Sim
( )Não
A revisão de literatura é ampla e atual?
( ) Sim
( ) Apenas ampla
( ) Apenas atual
( ) Não
Os resultados apresentam-se de forma clara e objetiva?
( ) Sim
( ) Não
( ) Em parte
Os achados correspondem aos objetivos propostos?
( ) Sim
( ) Não
( ) Em parte
A discussão é pertinente e consistente?
( ) Sim
( ) Não
Na discussão, o autor atribui significado aos dados observados?
( ) Sim
( ) Não
A conclusão é clara, coerente com o desenvolvimento e os achados do estudo?
( ) Sim
( ) Não
( ) Em parte
As referências são pertinentes e atualizadas?
( ) Sim
( ) Não
Com relação a redação, é compreensível, possui parágrafos excessívos ou diminutos?
( ) Sim
( ) Não
( ) Em parte
Quanto à publicação do manuscrito, o avaliador é:
( ) Favorável (aceito para publicação)
( ) Favorável com recomendações a serem atendidas
( ) Não favorável.
Faça seus comentários.
Artigo Original
Estudo relativo à pesquisa científica original, inédita e concluída. Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, revisão da literatura e objetivo. Método: (método empregado, descrição da população/amostra estudada, participantes do estudo ou fonte de dados, data da coleta de dados, local de realização da pesquisa (sem citar o nome da instituição), técnica de coleta de dados, critérios de seleção entre outros devem ser descritos de forma clara, objetiva compreensiva e completa). Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e a informação de que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos; Resultados: deverão ser apresentado com sequencia lógica. Quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações devem ser complementares; Discussão: (deverá seguir a sequencia lógica dos resultados, comparação com a literatura e a interpretação dos autores. Conclusão ou Considerações Finais: (devem destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras).
Declaração de Direito Autoral
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.
Política de Referência Cruzada da RPCFO:
http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/about/editorialPolicies#custom-1
Este trabalho está licenciado sob um Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 InternationalPolítica de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.
A RPCFO entende, que uma possível solução para a maior disseminação do conhecimento seja a construção de arquivos/repositórios de acesso livre baseados em arquivos abertos, onde os conteúdos podem ser acessados sem custos e barreiras de quaisquer naturezas. Os arquivos/repositórios de acesso livre, baseados em arquivos abertos, são interoperáveis e, por esta razão, podem ser acessados por diversos provedores de serviços disponíveis em nível nacional e internacional. Dessa forma,a RPCFO, permite a publicação simultânea de seu conteúdo em repositórios institucionais e os repositórios temáticos de acesso livre, utilizados pelas comunidades científicas para apoiar e tornar mais ampla a divulgação dos resultados das pesquisas bem como maximizar o seu impacto, criando mecanismos para legitimar e estimular a publicação dos trabalhos produzidos.
Política de Referência Cruzada da RPCFO para o Serviço Crossmark: https://doi.org/10.9789/PRC/2175-5361
Edição Atual
Este trabalho está licenciado sob um Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
Política de APC
Métricas
Journal Impact Factor


Matriz de Informação para Análise de Periódicos
IPI Indexado - 2021 : Valor do IPI: 2.59
Repercusión Inmediata Cuiden (RIC): 0,991
ESTRATO A4
JCR 2023: 0.1
2023 h-index: 7
Emerging Sources Citation Index (ESCI)
Journal Citation Indicator (JCI) = 0.11
Eigenfactor Score = 0.00043
Normalized Eigenfactor = 0.09199
Article influence score = 0.051
Indice h5: 21e mediana h5: 26
Quantidade de artigos publicados por ano
| Ano | Quantidade |
|---|---|
| 2014 | 351 |
| 2013 | 347 |
| 2018 | 328 |
| 2021 | 253 |
| 2019 | 247 |
| 2015 | 205 |
| 2020 | 205 |
| 2017 | 168 |
| 2016 | 162 |
| 2023 | 119 |
| 2022 | 106 |
| 2025 | 83 |
| 2024 | 77 |
| 2012 | 51 |
| 2010 | 48 |
| 2009 | 19 |
| 2011 | 8 |
Instituições com maior número de publicações:
| Tema | Publicações |
|---|
Temas Principais da Produção Científica
20 temas com maior número de publicações:
Em nome da Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental, queremos expressar nossa mais profunda gratidão pelo comprometimento e dedicação que cada um(a) de vocês demonstrou ao atuar como revisores(as) ad hoc ao longo do ano de 2023.
Vocês foram o alicerce essencial para a qualidade e excelência dos artigos publicados em nossa revista. Sua contribuição voluntária, dedicando horas preciosas para a análise crítica e emissão de pareceres técnicos, foi fundamental para o sucesso contínuo da RPCFO.
Cada avaliação meticulosa reflete não apenas sua competência técnica, mas também o compromisso com o avanço do conhecimento científico em nossa comunidade. Sabemos que a revisão de manuscritos demanda tempo e esforço, e sua disposição em participar desse processo é verdadeiramente admirável.
A qualidade de uma revista científica é moldada pela expertise de seus revisores, e vocês desempenharam um papel vital nesse aspecto. O trabalho árduo e a atenção aos detalhes que cada um de vocês dedicou aos manuscritos submetidos não passaram despercebidos, e estamos sinceramente agradecidos por sua contribuição valiosa.
Esperamos que possamos contar com sua colaboração contínua no futuro, medida que continuamos a promover a pesquisa de alta qualidade e a disseminação do conhecimento em nossa área.
Muito obrigado por seu comprometimento e excelência.
Atenciosamente,
Fernando Porto e Carlos Roberto Lyra da Silva
REVISORES & REVISORAS| Adriana Lemos |
| Aline Guerra manssour Fraga |
| Aline Silveira Viana |
| Alvaro Francisco Lopes |
| Ana Clara de Melo Souza Tolentino |
| Ana Cristina Pereira de Jesus Costa |
| Ana Isabella Souza Almeida |
| Anicheriene Gomes de Oliveira |
| Anna Maria Oliveira Salimena |
| Augusto Cezar Antunes de Araújo Filho |
| Bianca Pelos Carvalho |
| Brunna Hellen Saraiva Costa |
| Camila Castanho Cardinelli |
| Carolina Cabral Pereira da Costa |
| Christie Anne Ferreira Braun |
| Cicero Emanoel Alves Leite |
| Cintia Bezerra Almeida Costa |
| Clícia Valim Côrtes Gradin |
| Cristiane Cardoso de Paula |
| Cristiane de Melo Aggio |
| Cristiane Rodrigues Rocha |
| Cristiano Bertolossi Marta |
| Daniel Aragão Machado |
| Danielle Leal Medeiros |
| Denise de Assis Sória |
| Denise Rocha Raimundo Leone |
| Denival Nascimento Vieira Júnior |
| Edilene Aparecida Araujo Silveira |
| Elaine Antunes Cortez |
| Elaine Drehmer de Almeida Cruz |
| Elenir Terezinha Rizzetti Anversa |
| Elizabeth Sonia Palatinik |
| Elson Santos de Oliveira |
| Emily de Oliveira |
| Enedina Soares Soares |
| Enirtes Caetano Prates Melo |
| Estélio Henrique Martins Dantas |
| Eva Maria Maria Costa |
| Fabiana Barbosa Assumpção de Souza |
| Fabiano Fernandes Oliveira |
| Fátima Teresinha Scarparo Cunha |
| Felismina Mendes |
| Fernanda Fettermann Kist |
| Fernanda Matheus Estrela |
| Fernando Porto |
| Florence Romijn Tocantins |
| Francisco Arnoldo Nunes Miranda |
| Francisco Wellington Dourado Júnior |
| Francisco-Javier Castro-Molina |
| Gertrudes Lopes |
| Gicelle Galvan Machineski |
| Gisella Carvalho Queluci |
| Hellen Roehrs |
| Hosana Mirelle Goes e Silva Costa |
| Inês Maria Meneses dos Santos |
| Isabel Cristina Kowal Olm Cunha |
| Izaura Luzia Silvério Freire |
| Jacira Santos Oliveira |
| Janaina Luiza dos Santos |
| Jane Marcia Progianti |
| Joanir Pereira Passos |
| João Vitor Andrade |
| John Victor dos Santos Silva |
| José César Araújo |
| José Luiz Telles |
| Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho |
| Juliana da Rocha Cabral |
| Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves |
| Karin Hepp Schwambach |
| Karine Kamila de Lima Carvalho Garcia |
| Karinne Cristinne da silva Cunha |
| Kelly Cristina Meller Sangoi |
| Leila Rangel da Silva |
| Liliana Angel Vargas |
| Lúcia Polônio |
| Luiz Carlos Santiago |
| Marcello Xavier Sampaio |
| Marcos Eduardo Pereira de Lima |
| Maria Aparecida Vasconcelos |
| Maria Aparecida de Luca Nascimento |
| Maria Madalena Januário Leite |
| Maria Marta Amancio Amorim |
| Maria Santos Curado |
| Mateus Dias Antunes |
| Mercedes Neto |
| Michel Perreault |
| Nébia Maria Almeida de Figueiredo |
| Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza |
| Onã Silva |
| Osnir Claudiano da Silva Júnior |
| Pamela Bento dos Santos |
| Pâmela Scarlatt Durães Oliveira |
| Paula Cristina Silva |
| Paula Teresinha Tonin |
| Pilar Perez Company |
| Priscila Castro Handem |
| Rafael Cleison Silva dos Santos |
| Rildo Santos Loureiro |
| Roberto Carlos Lyra da Silva |
| Robson Lovison |
| Rodrigo Jácob Moreira de Freitas |
| Ronilson Gonçalves Rocha |
| Ronny Anderson de Oliveira Cruz |
| Rosâne Mello |
| Rosane Barreto Cardoso |
| Rudval Souza da Silva |
| Sarah Lopes Silva Sodré |
| Silvia Teresa Carvalho de Araújo |
| Sofia Dionizio Santos |
| Sônia Regina Souza |
| Sueli Cleuma Suto |
| Suellen Rodrigues de Oliveira Maier |
| Teresa Tonini |
| Teresinha de Jesus Espírito Santo da Silva |
| Thaiane Almeida |
| Thalita Gomes do Carmo |
| Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva |
| Valeria Raquel Alcantara Barbosa |
| Vanessa Aparecida Gasparin |
| Vivian Schutz |
| Vivianne Mendes Araújo Silva |
| Viviane Reis Fontes da Silva |
| Wellington Mendonça de Amorim |
| Wiliam César alves Machado |
Informações
Enviar Submissão
-
1880
-
1810
-
1598
-
1481
-
1474








