DETERMINANT FACTORS OF THE ANXIETY AND MECHANISMS OF COPING ON GENERAL SURGICAL PROCEDURES

Autores

  • Carlos Eduardo Peres Sampaio Universidade Veiga de Almeida e Universidade do estado do Rio de Janeiro
  • Dayane de Araujo Ribeiro Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiano Bertolossi Marta Universidade Veiga de Almeida e Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Helio Casemiro Seabra Junior Universidade Veiga de Almeida
  • Elizabeth Rose UERJ
  • Marcio Tadeu Ribeiro Francisco Universidade Veiga de Almeida e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.547-555

Resumo

Objetivos: identificar os fatores determinantes do aumento da ansiedade dos pacientes no período pré-operatório; determinar os mecanismos de coping mais utilizados pelos pacientes cirúrgicos. Método: estudo exploratório, descritivo, qualitativa que abrangeu 19 pacientes internados nas enfermarias de Clínica Cirúrgica de um Hospital Universitário do Município do Rio de Janeiro no período de novembro a dezembro de 2011. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e examinados através da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Percebeu-se que os fatores que aumentam a ansiedade dos pacientes cirúrgicos foram à ansiedade dos procedimentos cirúrgicos e preocupações com os familiares. As principais estratégias utilizadas pelos pacientes no pré-operatório para reduzir a ansiedade foram à fé e a esperança. Conclusão: Desta forma, foram identificados os principais sentimentos envolvidos sobre o procedimento cirúrgico, cabendo os profissionais de saúde intervir, promovendo uma melhora da assistência acerca do ambiente estressor vivenciado pelo paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Peres Sampaio, Universidade Veiga de Almeida e Universidade do estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Bioquímica/UFRJ. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Orientador da Pesquisa. Rio de Janeiro – Brasil. 

Dayane de Araujo Ribeiro, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem do 8º período do Curso de Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista PIBIC/UERJ do projeto: Impacto das Orientações de Enfermagem no Nível de Ansiedade dos Pacientes Cirúrgicos.

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade Veiga de Almeida e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. professor Assistente III e Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida Campus Cabo Frio

Helio Casemiro Seabra Junior, Universidade Veiga de Almeida

Enfermeiro Mestre em Bacteriologia Clínica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialista em Neonatologia pela Universidade Gama Filho. Professor Auxiliar do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio. Cabo Frio. Rio de Janeiro. Brasil.

Elizabeth Rose, UERJ

Doutora em Enfermagem. professora Assistente da Ecola de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida - UVA.

Marcio Tadeu Ribeiro Francisco, Universidade Veiga de Almeida e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Doutor em Saúde Coletiva/IMES/UERJ. Prof. Adjunto do Dep. de Fundamentos de Enfermagem/ Faculdade de Enfermagem/ UERJ e Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da UVA. Rio de Janeiro, Brasil. 

Publicado

2013-08-15

Como Citar

1.
Sampaio CEP, Ribeiro D de A, Marta CB, Seabra Junior HC, Rose E, Francisco MTR. DETERMINANT FACTORS OF THE ANXIETY AND MECHANISMS OF COPING ON GENERAL SURGICAL PROCEDURES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de agosto de 2013 [citado 29º de novembro de 2024];5(4):547-55. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3070

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics