Cair faz parte da vida: Fatores de risco para quedas em idosos Falling is a part of life: Falls risk factors to the elderly

Autores

  • Luana Possamai Menezes Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
  • Bruna Stamm Universidade Federal de Santa Maria.
  • Marinês Tambara Leite Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões.
  • Leila Mariza Hildebrandt Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões.
  • Rosane Maria Kirchner Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5080-5086

Palavras-chave:

idoso, acidentes por quedas, cognição, enfermagem.

Resumo

Objetivo: Identificar a prevalência de quedas em idosos residentes em área urbana e analisar os fatores de risco associados a quedas. Métodos: Pesquisa quantitativa, transversal e descritiva, da qual participaram 368 idosos. Os dados foram coletados com auxílio de um instrumento com questões sócias demográficas e o Mini Exame do Estado Mental. Para análise foi utilizada a estatística descritiva e teste qui-quadrado. Resultados: Verificou-se que 53% dos idosos apresentaram queda nos últimos seis meses, cuja principal causa tem relação com ambiente doméstico inadequado. 46,7% dos idosos que caíram faziam uso de medicamentos. Dentre os idosos que não estudaram 67,64% apresentaram déficit cognitivo e, destes, 47,8% caíram; 35,54% dos idosos que possuem escolaridade e apresentam déficit cognitivo, 44,1% deles tiveram quedas. Conclusão: O conhecimento dos fatores de risco para quedas em idosos favorece a implantação de ações com o objetivo de maximizar a qualidade de vida e prevenir quedas em idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Possamai Menezes, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Substituta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - campus de Palmeira das Missões/RS, Brasil.

Bruna Stamm, Universidade Federal de Santa Maria.

Enfermeira. Especialista em Gestão Pública dos Serviços de Saúde. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf-UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem UFSM.

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões.

Enfermeira. Doutora em Gerontologia Biomédica. Docente Adjunta do Departamento de Ciências da Saúde do Centro de Educação Superior Norte RS/Universidade Federal de Santa Maria (CESNORS/UFSM), campus Palmeira das Missões, RS/Brasil. Tutora do Grupo PET Enfermagem CESNORS/UFSM.

Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Docente Assistente do Departamento de Ciências da Saúde do CESNORS/UFSM, campus Palmeira das Missões, RS/Brasil. 

Rosane Maria Kirchner, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões.

Licenciatura em Matemática. Doutora em Engenharia Elétrica. Docente Adjunta do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas CESNORS/UFSM, campus Palmeira das Missões/RS, Brasil.

Publicado

2016-10-04

Como Citar

1.
Possamai Menezes L, Stamm B, Tambara Leite M, Hildebrandt LM, Kirchner RM. Cair faz parte da vida: Fatores de risco para quedas em idosos Falling is a part of life: Falls risk factors to the elderly. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 28º de novembro de 2024];8(4):5080-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3984

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics