Care practices in normal birth: the experience of primiparous women / Práticas de atenção ao parto normal: a experiência de primíparas
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.17-24Palavras-chave:
Saúde da mulher, Trabalho de parto, Parto, EnfermagemResumo
Objetivo: Conhecer as práticas de cuidado desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem durante o processo parturitivo na perspectiva de mulheres primíparas. Método: Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido com dez mulheres primíparas, nos meses de fevereiro a abril de 2014. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela proposta operativa de Minayo. Este estudo obteve aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, sob CAEE 26452313.8.0000.5346. Resultados: Foram estruturados em três categorias a partir do Guia Prático da Organização Mundial da Saúde com recomendações de práticas seguras no parto normal. Conclusão: Considera-se a necessidade de repensar e reformular práticas de cuidado institucionais que se encontram em desuso e investir em educação continuada e na prática de cuidados que contribuem para evolução fisiológica do parto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.