DRUG ADMINISTRATION: FREQUENTLY ASKED QUESTIONS OF NURSING STUDENT AT THE BEGINNING OF YOUR PRACTICE

Autores

  • Dayane França Braz Universidade Federal Fluminense
  • Selma Petra Chaves Sá Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

Medicação. Preparações farmacêuticas. Enfermagem. Alunos de enfermagem

Resumo

Objetivo: Este estudo analisou as dúvidas relatadas pelos alunos da graduação de enfermagem da Universidade Federal Fluminense e percebidas por seus professores, durante o período de ensino teórico-prático da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II, relacionadas ao preparo e administração de medicamentos. Métodos: Para coleta dos dados, utilizou-se um formulário entregue aos alunos e outro aos professores que atuam nas unidades de internação de um hospital universitário no Rio de Janeiro, solicitando que redigissem as dúvidas dos alunos e no caso dos professores também seus respectivos esclarecimentos. Os dados obtidos foram digitados e agrupados por semelhança para análise. Resultados: A maioria das dúvidas estava relacionada ao preparo da medicação como um todo (26,3%). As demais dúvidas se referem às distantes etapas do preparo, como dosagem, armazenamento, cálculo, entre outras. Com relação às respostas dos professores todos ofereceram orientações e demontrações dos procedimentos a serem realizados. Conclusão: A situação retratada no estudo revela a importância do aprimoramento do conhecimento desses alunos bem como sua capacitação referente ao preparo e a administração de medicamentos para que o cliente seja assistido adequadamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane França Braz, Universidade Federal Fluminense

A

Selma Petra Chaves Sá, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

1.
Braz DF, Sá SPC. DRUG ADMINISTRATION: FREQUENTLY ASKED QUESTIONS OF NURSING STUDENT AT THE BEGINNING OF YOUR PRACTICE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de dezembro de 2010 [citado 19º de abril de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1039

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics