Reflections on the health of faculty in institutions of higher education

Autores

  • Marilei de Melo Tavares Souza Universidade Severino Sombra
  • Lilia Marques Simões Rodrigues Universidade Severino Sombra
  • Rogéria Costa de Paula Universidade Severino Sombra
  • Marcelo Flores Catelli Universidade Severino Sombra
  • Rodrigo da Silva Teixeira Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.805-811

Palavras-chave:

Saúde de Trabalhador, Trabalho Docente, Ensino Superior

Resumo

Objetivo: Este ensaio teórico visa discutir sobre a saúde do docente-trabalhador de Instituição de Ensino Superior. Método: Utiliza-se uma perspectiva crítica e reflexiva na análise de artigos e documentos publicados sobre o saúde do trabalhador. Resultados: Apresentam-se definições, e contradições em relação às necessidades de saúde do docente – trabalhados de IES, apontam-se para a necessidade de realização de novas investigações destinadas a avaliar, mais detidamente, de forma exploratória. Conclusão: Estudar as condições de trabalho e sobretudo os efeitos sobre a saúde do trabalhador é passo fundamental para identificar fatores de riscos, que podem contribuir ou determinar repercussões negativas sobre a saúde do trabalhador docente. Traçar o perfil de queixas de doenças relacionadas ao docente, torna-se necessário para elaboração de estratratégias para intervir no intenso desgaste biopsíquico, atestado pelas elevadas freqüências de queixas de doença relacionada as condições de trabalho docente. Descritores: Saúde de Trabalhador, Trabalho Docente, Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilei de Melo Tavares Souza, Universidade Severino Sombra

Psicóloga. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra. Coordenadora do Comitê de ética em Pesquisa – CEP/USS. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.

Lilia Marques Simões Rodrigues, Universidade Severino Sombra

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem  na Universidade Federal Fluminense  – UFF. Professora Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Severino Sombra – USS.

Rogéria Costa de Paula, Universidade Severino Sombra

Doutora  em Linguística Aplicada - UNICAMP. Professora do Curso de Letras da Universidade Severino Sombra – USS.

Marcelo Flores Catelli, Universidade Severino Sombra

Doutorado em Biologia Celular – FIOCRUZ. Professor do Curso de  Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra- USS.

Rodrigo da Silva Teixeira, Universidade Severino Sombra

Acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade Severino Sombra

Publicado

2014-03-31

Como Citar

1.
Souza M de MT, Rodrigues LMS, Paula RC de, Catelli MF, Teixeira R da S. Reflections on the health of faculty in institutions of higher education. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 18º de abril de 2024];6(2):805-11. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1545

Edição

Seção

Reflection

Plum Analytics