Reflections on the health of faculty in institutions of higher education

Autores/as

  • Marilei de Melo Tavares Souza Universidade Severino Sombra
  • Lilia Marques Simões Rodrigues Universidade Severino Sombra
  • Rogéria Costa de Paula Universidade Severino Sombra
  • Marcelo Flores Catelli Universidade Severino Sombra
  • Rodrigo da Silva Teixeira Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.805-811

Palabras clave:

Saúde de Trabalhador, Trabalho Docente, Ensino Superior

Resumen

Objetivo: Este ensaio teórico visa discutir sobre a saúde do docente-trabalhador de Instituição de Ensino Superior. Método: Utiliza-se uma perspectiva crítica e reflexiva na análise de artigos e documentos publicados sobre o saúde do trabalhador. Resultados: Apresentam-se definições, e contradições em relação às necessidades de saúde do docente – trabalhados de IES, apontam-se para a necessidade de realização de novas investigações destinadas a avaliar, mais detidamente, de forma exploratória. Conclusão: Estudar as condições de trabalho e sobretudo os efeitos sobre a saúde do trabalhador é passo fundamental para identificar fatores de riscos, que podem contribuir ou determinar repercussões negativas sobre a saúde do trabalhador docente. Traçar o perfil de queixas de doenças relacionadas ao docente, torna-se necessário para elaboração de estratratégias para intervir no intenso desgaste biopsíquico, atestado pelas elevadas freqüências de queixas de doença relacionada as condições de trabalho docente. Descritores: Saúde de Trabalhador, Trabalho Docente, Ensino Superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilei de Melo Tavares Souza, Universidade Severino Sombra

Psicóloga. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra. Coordenadora do Comitê de ética em Pesquisa – CEP/USS. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.

Lilia Marques Simões Rodrigues, Universidade Severino Sombra

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem  na Universidade Federal Fluminense  – UFF. Professora Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Severino Sombra – USS.

Rogéria Costa de Paula, Universidade Severino Sombra

Doutora  em Linguística Aplicada - UNICAMP. Professora do Curso de Letras da Universidade Severino Sombra – USS.

Marcelo Flores Catelli, Universidade Severino Sombra

Doutorado em Biologia Celular – FIOCRUZ. Professor do Curso de  Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra- USS.

Rodrigo da Silva Teixeira, Universidade Severino Sombra

Acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade Severino Sombra

Publicado

2014-03-31

Cómo citar

1.
Souza M de MT, Rodrigues LMS, Paula RC de, Catelli MF, Teixeira R da S. Reflections on the health of faculty in institutions of higher education. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31 de marzo de 2014 [citado 22 de noviembre de 2024];6(2):805-11. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1545

Número

Sección

Reflection

Plum Analytics