A SEXUALIDADE NO CUIDAR: EXPERIÊNCIAS CONFLITANTES DE DISCENTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Adriana Lemos Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

Sexualidade, cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: apresentar um recorte de uma dissertação de mestrado que teve por objetivos analisar as representações sociais de graduandos de enfermagem sobre sexualidade, visando identificar como são apresentadas as questões relativas à sexualidade durante o curso e investigar como os alunos identificam e agenciam estas questões. Enfocaremos neste artigo a vivência de questões relacionadas à sexualidade. Metodologia: pesquisa do tipo exploratório com enfoque qualitativo. Foi realizada entrevista com roteiro semi-estruturado com alunas/os cursantes do 7º período de habilitação em saúde pública e primeiro ano de residência em enfermagem. As entrevistas foram analisadas tendo como referencial a análise de conteúdo. Resultados: aspectos relacionados à sexualidade durante a formação profissional foram vivenciadas com muita estranheza, embaraço, com manifestações de ansiedade e insegurança diante do contato com o corpo do outro. Conclusão: os estudantes estão se profissionalizando, mas não sabem como lidar profissionalmente com tais questões, causando-lhes grandes conflitos. E estes momentos são vividos quase que solitariamente, pois pouco se fala a respeito, nem com os docentes e nem com amigos de turma. É de grande importância que a discussão desse tema se faça também entre os docentes. Descritores: Cuidados de Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Lemos, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) . Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, atenção básica, direitos sexuais e reprodutivos, educação em saúde.

Downloads

Publicado

2009-11-18

Como Citar

1.
Lemos A. A SEXUALIDADE NO CUIDAR: EXPERIÊNCIAS CONFLITANTES DE DISCENTES DE ENFERMAGEM. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de novembro de 2009 [citado 28º de dezembro de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/383

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics