THE EDUCATION IN THE CONTROL OF HOSPITAL INFECTION: A LOOK TO ACCOMPANY NOTICE OF PATIENT IN CONTACT

Autores

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Angélica Santos de Souza EEAAC/UFF
  • Sarah Zani Sampaio EEAAC/UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2790-2799

Palavras-chave:

, Enfermagem, precaução, infecção hospitalar, controle de infecção, educação em saúde.

Resumo

Objetivos: descrever as orientações que o Enfermeiro realiza aos acompanhantes de pacientes em precaução de contato e identificar o conhecimento dos acompanhantes acerca da precaução por contato. Método: pesquisa qualitativa, descritiva, tendo como cenário um hospital estadual no município do Rio de Janeiro, como sujeitos 10 acompanhantes de pacientes em precaução por contato e 10 enfermeiros. O projeto foi aprovado no comitê de ética da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, sob número 267/10. Os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada e analisados em categorias temáticas. Resultados: 80% dos acompanhantes tinham pouco conhecimento sobre precaução de contato e 20% não tinham conhecimento. 100% dos Enfermeiros realizavam orientações aos acompanhantes. Conclusão: orientações realizadas pelos enfermeiros melhoram o entendimento dos acompanhantes dos pacientes em relação a medidas de controle, principalmente a utilização de equipamentos de proteção individual, colaborando para prevenção da infecção hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ; Professora Adjunto da EEAAC/UFF

Angélica Santos de Souza, EEAAC/UFF

Graduada em Enfermagem (UNESA); Residente em Clínica Médica Cirurgica   (UNIRIO); Especialista em Controle de Infecção na Assistência a Saúde (EEAAC/UFF); Enfermeira da Estratégia Saúde da Família da SMSDC/RJ.

Sarah Zani Sampaio, EEAAC/UFF

Acadêmica bolsista de Iniciação Cientifica UFF/CNPq

Downloads

Publicado

2012-02-13

Como Citar

1.
Valente GSC, de Souza AS, Sampaio SZ. THE EDUCATION IN THE CONTROL OF HOSPITAL INFECTION: A LOOK TO ACCOMPANY NOTICE OF PATIENT IN CONTACT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 13º de fevereiro de 2012 [citado 29º de março de 2024];4(1):2790-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1625

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics