UNDERSTANDING THE NURSING TEAM ON THEEDUCATIONAL PROCESS OF A PSYCHIATRIC HOSPITAL

Marcela Pimenta Muniz, Claudia Mara de Melo Tavares

Resumo


O objetivo do estudo foi analisar a compreensão da equipe de enfermagem sobre os processos educativos vivenciados por ela em um hospital psiquiátrico. O percurso metodológico  foi  realizado   à luz da  Análise  Institucional, através de grupo focal com a equipe de enfermagem e observação participante. Os participantes do grupo focal mencionam  que  é  necessário  que  haja: tempo disponível  para participar  dos espaços educativos, mais investimento institucional, co-responsabilização da equipe multidisciplinar na formação dos profissionais de enfermagem. Apontam que cada aspecto temático requer um determinado dispositivo educativo. Concluímos que a organização das ações educativas  para  a  equipe  de enfermagem  no  HP  em  estudo  deve ser co-construída por trabalhadores, portadores de sofrimento psíquico, familiares e gestores para a busca de processos de mudança no cuidado e de trabalho responsáveis. Necessita-se ponderar estratégias que vençam o medo ou a resistência às mudanças, sem apresentar como resposta o recrudescimento.

Palavras-chave


Enfermagem, Educação Permanente, Reforma Psiquiátrica, Análise Institucional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v4.1769 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

 

        

Crossref Metadata User Badge
SCImago Institutions Rankings