UNDERSTANDING THE NURSING TEAM ON THEEDUCATIONAL PROCESS OF A PSYCHIATRIC HOSPITAL
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2883-2897Palabras clave:
Enfermagem, Educação Permanente, Reforma Psiquiátrica, Análise Institucional.Resumen
O objetivo do estudo foi analisar a compreensão da equipe de enfermagem sobre os processos educativos vivenciados por ela em um hospital psiquiátrico. O percurso metodológico foi realizado à luz da Análise Institucional, através de grupo focal com a equipe de enfermagem e observação participante. Os participantes do grupo focal mencionam que é necessário que haja: tempo disponível para participar dos espaços educativos, mais investimento institucional, co-responsabilização da equipe multidisciplinar na formação dos profissionais de enfermagem. Apontam que cada aspecto temático requer um determinado dispositivo educativo. Concluímos que a organização das ações educativas para a equipe de enfermagem no HP em estudo deve ser co-construída por trabalhadores, portadores de sofrimento psíquico, familiares e gestores para a busca de processos de mudança no cuidado e de trabalho responsáveis. Necessita-se ponderar estratégias que vençam o medo ou a resistência às mudanças, sem apresentar como resposta o recrudescimento.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.