UNDERSTANDING THE NURSING TEAM ON THEEDUCATIONAL PROCESS OF A PSYCHIATRIC HOSPITAL

Autores/as

  • Marcela Pimenta Muniz UFF
  • Claudia Mara de Melo Tavares UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2883-2897

Palabras clave:

Enfermagem, Educação Permanente, Reforma Psiquiátrica, Análise Institucional.

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar a compreensão da equipe de enfermagem sobre os processos educativos vivenciados por ela em um hospital psiquiátrico. O percurso metodológico  foi  realizado   à luz da  Análise  Institucional, através de grupo focal com a equipe de enfermagem e observação participante. Os participantes do grupo focal mencionam  que  é  necessário  que  haja: tempo disponível  para participar  dos espaços educativos, mais investimento institucional, co-responsabilização da equipe multidisciplinar na formação dos profissionais de enfermagem. Apontam que cada aspecto temático requer um determinado dispositivo educativo. Concluímos que a organização das ações educativas  para  a  equipe  de enfermagem  no  HP  em  estudo  deve ser co-construída por trabalhadores, portadores de sofrimento psíquico, familiares e gestores para a busca de processos de mudança no cuidado e de trabalho responsáveis. Necessita-se ponderar estratégias que vençam o medo ou a resistência às mudanças, sem apresentar como resposta o recrudescimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-04-05

Cómo citar

1.
Muniz MP, Tavares CM de M. UNDERSTANDING THE NURSING TEAM ON THEEDUCATIONAL PROCESS OF A PSYCHIATRIC HOSPITAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5 de abril de 2012 [citado 14 de noviembre de 2024];4(2):2883-97. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1769

Número

Sección

Artículo original

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics