UNDERSTANDING THE NURSING TEAM ON THEEDUCATIONAL PROCESS OF A PSYCHIATRIC HOSPITAL
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2883-2897Keywords:
Enfermagem, Educação Permanente, Reforma Psiquiátrica, Análise Institucional.Abstract
O objetivo do estudo foi analisar a compreensão da equipe de enfermagem sobre os processos educativos vivenciados por ela em um hospital psiquiátrico. O percurso metodológico foi realizado à luz da Análise Institucional, através de grupo focal com a equipe de enfermagem e observação participante. Os participantes do grupo focal mencionam que é necessário que haja: tempo disponível para participar dos espaços educativos, mais investimento institucional, co-responsabilização da equipe multidisciplinar na formação dos profissionais de enfermagem. Apontam que cada aspecto temático requer um determinado dispositivo educativo. Concluímos que a organização das ações educativas para a equipe de enfermagem no HP em estudo deve ser co-construída por trabalhadores, portadores de sofrimento psíquico, familiares e gestores para a busca de processos de mudança no cuidado e de trabalho responsáveis. Necessita-se ponderar estratégias que vençam o medo ou a resistência às mudanças, sem apresentar como resposta o recrudescimento.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.