Seeking for health care: issues of gender and race among black contributors from a university

Autores

  • Ariadne Soares Bispo
  • Acácia Batista Dias UEFS
  • Álvaro Pereira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1856-1866

Palavras-chave:

Procura por serviços de saúde, auto cuidado, relações de gênero

Resumo

Objetivos: compreender através dos relatos de homens negros as relações de gênero, raça e suas implicações na procura por serviços de saúde. Método: estudo de natureza qualitativa feita através de entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos 10 funcionários e prestadores de serviço de uma Instituição de Ensino Universitário em Feira de Santana-BA. Resultados: O homem não procura os serviços de saúde da mesma forma que as mulheres. O questionamento de sua masculinidade na realização dos exames e o risco da perda do emprego coloca o homem de frente para uma conjuntura de desemprego, privações econômicas, impotência para prover a família. Conclusões: Identificou-se a influência das categorias raça e gênero na caracterização sobre o autocuidado dos homens e a interferência das construções sociais de gênero e raça na procura dos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadne Soares Bispo

Enfermeira.

Acácia Batista Dias, UEFS

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Área de Sociologia da UEFS.

Álvaro Pereira, UFBA

Docente do curso de enfermagem da Escola de Enfermagem da UFBA, Líder do GECEN – Grupo de Estudos do Cuidar em Enfermagem da UFBA.

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Bispo AS, Dias AB, Pereira Álvaro. Seeking for health care: issues of gender and race among black contributors from a university. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 18º de abril de 2024];7(1):1856-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1782

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics