DISCOURSE ABOUT HUMAN ANATOMY IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF NURSING

Paulo Sérgio da Silva, Suelen Lacerda Dias, Janine de Carvalho Freitas Henriques, Elizane Ferreira Soares, Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Resumo


Objetivos: Identificar a integração dos conhecimentos anatômicos aos semiotécnicos na formação universitária em enfermagem. Metodologia: O método utilizado foi qualitativo e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada que contou com vinte e quatro estudantes de enfermagem de um Centro Universitário privado localizado na região serrana do Rio de Janeiro. Resultados: Foram construídas três categorias que permitiu a discussão da Anatomia Humana no currículo de enfermagem; perceber os desafios e as potencialidades na integração dos conhecimentos morfológicos com os fundamentos de enfermagem, sobretudo nos módulos de prática profissional. Conclusão: A anatomia humana emerge no currículo de forma expressiva nos períodos iniciais da formação, isso dificulta a integração com os componentes semiotécnicos da enfermagem fundamental, entretanto o currículo integrado sobre a perspectiva da espiral construtivista se apresentou como um componente pedagógico potente para facilitar a integração entre as áreas. 

Palavras-chave


Anatomia, Currículo, Aprendizagem Baseada em Problemas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3136-3149 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM




Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

Crossref Metadata User Badge