THE EXHAUSTION OF NURSING: A INTEGRATIVE REVIEW OF THE BURNOUT SYNDROME IN ICU
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.2765-2775Palavras-chave:
Esgotamento Profissional, Estresse PsicológicoResumo
Objetivo: Diagnosticar o conhecimento sobre estresse psicológico, como gerador da síndrome de burnout (SB) na equipe de enfermagem; verificar a influência da SB na atuação destes profissionais que trabalham em UTI.
Métodos: Revisão integrativa realizada em três dias consecutivos nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Scielo, Cochrane Library, CINAHL e EMBASE.
Resultados: A metodologia descritiva foi a mais utilizada (44,11%). Melhor qualificação profissional significa menor predisposição à SB. Ambientes saudáveis e melhores condições de trabalho refletem diretamente na saúde e na qualidade da assistência prestada pelos profissionais. O trabalho em UTI aliado a SB geram alterações psicológicas (depressão e ansiedade) e nos níveis de felicidade. São considerados fatores estressores: situações que envolvam morte, doação de órgãos e o relacionamento com familiares. Sofrimento moral (sentimento de estar fazendo a coisa certa) foi uma questão encontrada nos estudos como possível causadora da SB.
Conclusão: O estresse psicológico na UTI influencia na atuação do profissional de enfermagem, sendo a fonte geradora de conflitos e SB.
Descritores: Esgotamento Profissional; Estresse Psicológico; Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.