Ways of researching the nursing care through the cartographical method mapping
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3135-3147Palavras-chave:
Ensino. Aprendizagem. Estratégias. EnfermagemResumo
Este estudo responde a questão norteadora: quais estratégias são utilizadas no ensino do cuidar em enfermagem que ultrapassam a racionalidade e inclui o plano do sensível? O problema deste estudo está em desendurecer o processo de ensinar a cuidar. Objetivos: Implantar uma estratégia no ensino do cuidar em enfermagem que inclua a dimensão sensível; analisar os resultados a partir da informação dos estudantes sobre a estratégia. A pesquisa é qualitativa que utilizou o diário de campo dos acadêmicos sobre o acompanhamento do plantio do feijão. A estratégia de ensino-aprendizagem despertou o amor, o carinho, o afeto em 99% dos estudantes. Permitiu perceber que a observação é peça fundamental para se promover o cuidado; que a troca de experiências e a busca de conhecimentos facilitam e tornam a prática mais proveitosa e estimulante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.