Primer Drama - A Technical Education Product

Autores

  • Marilei de Melo Tavares e Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Universidade Severino Sombra - USS.
  • Claudia Mara de Melo Tavares Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Linda Nice Gama Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Joanir Pereira Passos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3543-3553

Palavras-chave:

Enfermagem, Estratégias, Ensino

Resumo

O presente artigo refere-se a uma estratégia de ensino que visa promover reflexão sobre o trabalho de enfermagem. A experiência constitui na cartilha inspirada em atividade de ensino com uso da dramatização, enquanto produto técnico-educativo. Objetivo: contribuir na formação de enfermeiros, com uso da dramatização como estratégia pedagógica para o processo ensino-aprendizagem. Método: pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo dos dados, com uma perspectiva teórica sobre o uso da dramatização com estratégia de ensino. Resultado: compreende-se que o processo de análise da dramatização deve ser tomado pela expressão de sentidos de natureza coletiva, evitando-se análise de cunho individual. A interpretação deve respeitar os limites do tema pactuado com o grupo, valorizando-se a história e características locais do grupo. Conclusão: a cartilha dramatização enquanto produto técnico, numa perspectiva educativa contribui, pois favorece a promoção da saúde, atentando para o fato que é preciso incentivar a utilização da dramatização enquanto estratégia pedagógica na formação profissional em enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilei de Melo Tavares e Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Universidade Severino Sombra - USS.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências – PPGENFBIO da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Professora Assistente na Universidade Severino Sombra – USS. Professora do Curso de Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho na Universidade Federal Fluminense – UFF.

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – UFF, Líder do Grupo de Pesquisa Ensino, criatividade e cuidado em saúde e enfermagem

Linda Nice Gama, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Mestre em Enfermagem. Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho da da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – UFF.

Joanir Pereira Passos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Souza M de MT e, Tavares CM de M, Gama LN, Passos JP. Primer Drama - A Technical Education Product. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 22º de dezembro de 2024];7(4):3543-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics