The knowledge of health academics with regards to cardiopulmonary resuscitation in basic life support / Conhecimento de acadêmicos da saúde sobre ressuscitação cardiopulmonar no suporte básico de vida

Beatriz Tâmara Galvão da Silva, Eriluce da Silva Andrade, Renilly de Melo Paiva, Alcides Viana de Lima Neto, Hallyson Leno Lucas da Silva, Wenysson Noleto dos Santos

Resumo


Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos da escola da saúde de uma universidade privada sobre o atendimento de ressuscitação cardiopulmonar no suporte básico de vida. Método: Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em uma universidade privada com 276 estudantes dos cursos de enfermagem, educação física, fisioterapia e nutrição que responderam a um questionário sobre o tema. Resultados: Constatou-se que os alunos entrevistados, em geral, obtiveram desempenho razoável sobre o conhecimento de ressuscitação cardiopulmonar. Destacaram-se os alunos do curso de enfermagem que apresentaram melhor correlação positiva de 0,8658, bem próximo do indicador 1, que representa uma correlação forte, seguidos dos alunos de fisioterapia com 0,2406. Conclusão: Foi possível identificar que apenas os alunos de dois cursos obtiveram desempenho significativo, tendo em vista que esse é um conhecimento essencial em suas profissões.

Palavras-chave


Conhecimento; parada cardíaca; ressuscitação cardiopulmonar

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i4.957-961 

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