Educational Technologies Focused on the Chronic Renal Patients Aiming to the Self-Care Promotion / Tecnologias Educacionais Direcionadas para Pacientes Renais Crônicos na Promoção do Autocuidado

Natália Ramos Costa Pessoa, Marta Nunes Lira, Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão, Vânia Pinheiro Ramos, Cibele Pessoa de Albuquerque

Resumo


OBJETIVO: Identificar as tecnologias direcionadas para a educação em saúde de pacientes renais crônicos para a promoção do autocuidado. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCOPUS, CINAHL e na Biblioteca COCHRANE, sendo a amostra final composta por 16 artigos. RESULTADOS: As publicações ocorreram entre 2008 e 2016, prevalecendo estudos com nível III de evidência. Os achados mostraram que as tecnologias utilizadas na educação em saúde para a promoção do autocuidado do paciente renal crônico utilizaram materiais escritos (folhetos, livretos e apostilas), audiovisuais (vídeos, website, apresentação de Power point, telenovela e CD interativo) e jogos educacionais como veículo de comunicação. CONCLUSÃO: Dentre os artigos que trouxeram essas tecnologias, não foram representantes na literatura cientifica brasileira, configurando-se uma lacuna de conhecimento nesse país.


Palavras-chave


Educação em saúde; Autocuidado; Insuficiência renal crônica

Texto completo:

PDF-EN PDF-PT


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v11.6817 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

 

        

Crossref Metadata User Badge
SCImago Institutions Rankings