Educational Technologies Focused on the Chronic Renal Patients Aiming to the Self-Care Promotion / Tecnologias Educacionais Direcionadas para Pacientes Renais Crônicos na Promoção do Autocuidado
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.756-762Palabras clave:
Educação em saúde, Autocuidado, Insuficiência renal crônicaResumen
OBJETIVO: Identificar as tecnologias direcionadas para a educação em saúde de pacientes renais crônicos para a promoção do autocuidado. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCOPUS, CINAHL e na Biblioteca COCHRANE, sendo a amostra final composta por 16 artigos. RESULTADOS: As publicações ocorreram entre 2008 e 2016, prevalecendo estudos com nível III de evidência. Os achados mostraram que as tecnologias utilizadas na educação em saúde para a promoção do autocuidado do paciente renal crônico utilizaram materiais escritos (folhetos, livretos e apostilas), audiovisuais (vídeos, website, apresentação de Power point, telenovela e CD interativo) e jogos educacionais como veículo de comunicação. CONCLUSÃO: Dentre os artigos que trouxeram essas tecnologias, não foram representantes na literatura cientifica brasileira, configurando-se uma lacuna de conhecimento nesse país.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.