The nurse and the model of living of the renal transplanted user: seeking the quality of life / O enfermeiro e o modo de viver do usuário transplantado renal: buscando a qualidade de vida

Autores

  • Vanessa Soares Mendes Pedroso Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde GEES.
  • Hedi Crecencia Heckler Siqueira Enfermeira e Administradora Hospitalar.Especialista em metodologia da pesquisa. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa de Pós Graduação do Curso de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Docente da Faculdade Anhanguera Pelotas/RS. Membro líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES). Professora Emérita da FURG.
  • Gustavo Baade Andrade Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde GEES.
  • Adriane Calvetti Medeiros Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Enfermeira do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. Membro do GEES.
  • Fernando Tolfo enfermeiro. Doutorando PPGENF FURG, Mestre em enfermagem pela UFSM, Enfermeiro especialista em Saúde da Família UNINTER,Enfermeiro Assistencial HUSM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde GEES.
  • Bibiane Moura Enfermeira. graduada pela Universidade Federal do Rio Grande/Furg; especialista em Saúde do Idoso pela Universidade Católica de Pelotas; mestranda no programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande; membro do Grupo de Pesquisa em Geronto Geriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON).

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.241-247

Resumo

RESUMO: Objetivo: conhecer a produção científica sobre o modo de viver do usuário transplantado renal no seu ambiente domiciliar e as ações educativas do enfermeiro capazes de promover a qualidade de vida. Método: Estudo de caráter exploratório e descritivo, que segue os passos da revisão integrativa, que possibilita ao pesquisador problematizar a temática por meio do agrupamento e sistematização do que já foi produzido cientificamente e incorporá-los à prática assistencial. Resultado: O total de 58 estudos incluídos na amostra. Após a leitura criteriosa dos resumos 50 estudos não possuíam aderência com a temática em questão e foram excluídos. Portanto, 08 artigos foram lidos na integra e compõem a amostra. Conclusão: Conhecer o modo de viver do usuário transplantado renal permite que o foco do cuidado, além de individual, seja baseado em relações humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

1.
Pedroso VSM, Siqueira HCH, Andrade GB, Medeiros AC, Tolfo F, Moura B. The nurse and the model of living of the renal transplanted user: seeking the quality of life / O enfermeiro e o modo de viver do usuário transplantado renal: buscando a qualidade de vida. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 18º de abril de 2024];11(1):241-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6843

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics