The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática

Maria Clara da Cunha Salomão Barroso, Emília Gallindo Cursino, Maria Estela Diniz Machado, Luciana Rodrigues da Silva, Jéssica Renata Bastos Depianti, Liliane Faria da Silva

Resumo


Objetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. 


Palavras-chave


Jogos e Brinquedos, Estudantes de Enfermagem, Ensino, Enfermagem Pediátrica

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Received in: 08/10/2017 Required revisions: did not have Approved in: 17/01/2018 Published in: 01/07/2019

Corresponding author Jéssica Renata Bastos Depianti Address: Avenida Dante Michelini, nº1087, apto 401-Bl 1, Jardim da Penha, Vitória, Espírito Santo, Brazil Zip Code: 29.060-235 E-mail address: jedepianti@gmail.com

Disclosure: The authors claim

to have no conflict of interest.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047 

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