Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem

Edlamar Kátia Adamy, Denise Antunes de Azambuja Zocche, Carine Vendruscolo, Miriam de Abreu Almeida

Resumo


OBJETIVO: analisar as produções científicas que abordam o ensino do Processo de Enfermagem no Brasil. MÉTODO: a busca de produções científicas foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, incluindo-se artigos publicados entre 2002-2016. Foram selecionadas 33 publicações, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS: os resultados são apresentados em duas Dimensões Temáticas: Dimensão Temática/1- Metodologias de Ensino do Processo de Enfermagem: trata da diversidade metodológica empregada no ensino do Processo de Enfermagem e do ensino do Processo de Enfermagem permeado pela práxis; Dimensão Temática/2- Aplicabilidade do Processo de Enfermagem: aborda a integração ensino serviço como estratégia de aplicabilidade do Processo de Enfermagem e reconhece as etapas do Processo de Enfermagem para compreender sua aplicação. CONCLUSÃO: apesar das poucas publicações relacionadas à temática, foi possível perceber que a fusão entre os conhecimentos teórico e prático implica na (re)organização do Processo de Enfermagem a partir da realidade do serviço.


Palavras-chave


Processos de Enfermagem; Ensino; Formação de Recursos Humanos; Educação Continuada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7502 

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