USE THE CUP IN NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT: DIFFICULTIES AND MATERNAL FACILITIES
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2554-2560Palavras-chave:
baixo peso ao nascer, alimentação, unidades de terapia intensiva neonatal, enfermagemResumo
Objetivos: descrever as dificuldades e facilidades encontradas pelas mães para alimentar seu filho através do copinho e conhecer os sentimentos vivenciados por ela frente a esta prática alimentar. Método: Estudo qualitativo, cujo cenário foram duas unidades de terapias intensivas neonatais situadas no município do Rio de Janeiro, e os sujeitos dezessete mães. Instrumento de coleta foi à entrevista semi-estruturada. O tratamento dos dados está respaldado na análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: A análise resultou nas categorias: Dificuldades maternas ao alimentar o bebê de baixo peso; Facilidades encontradas pelas mães após as barreiras iniciais em alimentar o bebê pelo copinho; Sentindo-se com medo de dar o copinho; Sentindo-se incapaz e triste em não oferecer o peito ao seu filho. Conclusões: O estudo apontou a importância do profissional de saúde em problematizar com as mães que estão alimentando seus filhos pelo copinho, questões referentes à sua vivência diante dessa prática alimentar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.