Care ethics in hospitalized child: a perspective for nursing

Autores

  • Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Sandra Teixeira de Araújo Pacheco Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lia Leão Ciuffo Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Rocha Gomes Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1475-1484

Palavras-chave:

ética, saúde da criança, cuidado de enfermagem

Resumo

Objetivo: Apreender quais são os aspectos éticos que norteiam o cuidado prestado pelo enfermeiro à criança hospitalizada. Método: Estudo qualitativo com enfoque na fenomenologia sociológica de Alfred Schutz. Foram entrevistados 10 enfermeiros lotados nas unidades de internação de um hospital municipal, localizado na cidade do Rio de Janeiro, em 2011. A entrevista fenomenológica pautou-se na questão: Quais os aspectos éticos que norteiam o seu cuidado a criança hospitalizada?   Resultados: A análise das falas possibilitou a apreensão de duas categorias discutidas à luz da fenomenologia sociológica que são: Respeito à privacidade da criança e Respeito à família da criança hospitalizada. Conclusões: O estudo permitiu o entendimento de que as ações do enfermeiro no que diz respeito à ética no cuidado à criança hospitalizada perpassam pelo reconhecimento da família como elemento indispensável na assistência de enfermagem. Aponta a necessidade de repensar sobre as práticas em saúde, como um modo ético de cuidar. Descritores: Ética, Saúde da criança, Cuidados de enfermagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeira e Bacharel em Filosofia. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira Doutora. professora Adjunta da do Departamento Materno-infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lia Leão Ciuffo, Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira.Doutora em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Paula Rocha Gomes, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Rêgo Deusdará Rodrigues BM, Pacheco ST de A, Ciuffo LL, Gomes APR. Care ethics in hospitalized child: a perspective for nursing. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 15º de julho de 2024];6(4):1475-84. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3153

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics