Pressure ulcers in patients with traumatic spinal cord injury: subsidies in microbiological identification

Autores

  • Emiliana de Omena Bomfim Universidade de São Paulo
  • Danielle Bezerra Cabral Universidade de São Paulo
  • Luis Carlos Lopes-Júnior Universidade de São Paulo
  • Milena Flória-Santos Universidade de São Paulo
  • Giani Maria Cavalcante Centro Universitário CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.747-758

Palavras-chave:

Úlcera por Pressão, Microbiologia, Traumatismos da Medula Espinal

Resumo

Objetivo: Determinar a prevalência de espécies bacterianas em úlceras por pressão (UP) de pacientes com lesão raquimedular assistidos por uma associação de deficientes físicos. Métodos: Estudo descritivo, transversal, quantitativo, conduzido em uma cidade nordestina de 2009 a 2010. A amostra foi consecutiva não probabilística e compreendeu 20 indivíduos com lesão raquimedular e UP, em acompanhamento na associação e sem uso de antibioticoterapia. Coletaram-se amostras de exsudatos das UP, utilizando suabes estéreis, semeadas em ágar sangue e incubadas a 35°C por 24 horas. Para identificação dos microrganismos foram empregadas provas bioquímicas. Utilizou-se estatística descritiva para análise dos dados. Resultados: Os seis microrganismos encontrados foram: S. aureus, S. epidermides, S. saprophyticus, Proteus spp., Escherichia coli e Enterobacter spp. Conclusões: Investigações microbiológicas prospectivas adicionais são necessárias para avaliar a prevalência dos agentes patogênicos de UP em pacientes lesionados, para instituir programas educacionais, nutricionais e terapêuticos que reduzam a colonização e infecção bacteriana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emiliana de Omena Bomfim, Universidade de São Paulo

Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Área de concentração: Genômica e imunobiologia aplicada a Saúde Pública. 

Danielle Bezerra Cabral, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Luis Carlos Lopes-Júnior, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Milena Flória-Santos, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Genética. Professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). 

Giani Maria Cavalcante, Centro Universitário CESMAC

 

Publicado

2014-03-31

Como Citar

1.
Bomfim E de O, Cabral DB, Lopes-Júnior LC, Flória-Santos M, Cavalcante GM. Pressure ulcers in patients with traumatic spinal cord injury: subsidies in microbiological identification. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 19º de novembro de 2024];6(2):747-58. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3303

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics