Educação em saúde e ações de autocuidado como determinantes para prevenção e controle do câncer

Autores

  • Maria das Graças Gazel de Souza UERJ
  • Iraci dos Santos UERJ
  • Leandro Andrade da Silva UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3274-3291

Palavras-chave:

Educação em saúde. Autocuidado. Estilo de vida. Prevenção. Câncer

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a produção científica sobre a educação em saúde e as ações de autocuidado como estratégia de prevenção e controle do câncer. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa de literatura utilizando as bases de dados Lilacs e Scielo, referente ao período de 2003 a 2013. Após a análise dos 22 artigos selecionados emergiram quatro categorias temáticas: educação em saúde como forma de prevenção do câncer, práticas de autocuidado na prevenção do câncer,  campanhas educativas sobre o câncer, e  conhecimento acerca da prevenção do câncer. O número de casos novos de câncer tem sofrido um aumento significativo em decorrência do aumento da expectativa de vida da população e também devido à influência de fatores intrínsecos e extrínsecos em sua formação, tornando importante a ação do enfermeiro como educador visando à prevenção e controle da doença através de orientações acerca das ações de autocuidado.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Gazel de Souza, UERJ

Enfermeira do Instituto Nacional de Câncer e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer

Iraci dos Santos, UERJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento Fundamentos de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Concepções Teóricas para o Cuidar em Saúde e Enfermagem.

Leandro Andrade da Silva, UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro–Brasil. Professor Auxiliar do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM e Universidade Castelo Branco - UCB

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Souza M das GG de, Santos I dos, Silva LA da. Educação em saúde e ações de autocuidado como determinantes para prevenção e controle do câncer. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 14º de março de 2025];7(4):3274-91. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3877

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura
Gustavo Radke Henrich, Prisla Ücker Calvetti (2019)
Intervenção cognitiva e psicoeducativa em pacientes por câncer colorretal em ensaios clínicos randomizados. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 22(2), 211.
10.57167/Rev-SBPH.22.215
Pamela Siegel (2023)
From the Yoga Mat to the Social Realm: Yoga and Gender in Brazil. International Journal of Latin American Religions, 7(2), 663.
10.1007/s41603-023-00210-z

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