USO/DEPENDÊNCIA DE DROGAS: COMPREENSÃO DOS DISCENTES ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25pKeywords:
Enfermagem, Promoção da Saúde, Dependência Química, Linguagem não-verbal.Abstract
RESUMOINTRODUÇÃO
O estudo em tela apresenta como objeto a elucidação dos discentes sobre o uso/dependência de drogas a partir de uma apresentação teatral não verbal. Este estudo é parte de um projeto maior desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Álcool e outras Drogas (GEPAD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LOPES et al., 2009). Consumir drogas é uma prática humana, milenar e universal. Não existe sociedade que não tenha recorrido ao seu uso, em todos os tempos, com finalidades mais diversas. Em função das características inerentes à adolescência, práticas que atendam às necessidades peculiares deste ciclo da vida devem ser cuidadosamente selecionadas e desenvolvidas, especialmente aquelas que propiciem, por exemplo, a participação dos sujeitos adolescentes, a convivência com pares, relações mais horizontalizadas entre jovens e adultos e atividades que valorizem a auto-estima, a afirmação, a intelectualização, a fantasia, a ação e a expressão de sentimentos (RAMOS; PEREIRA; ROCHA, 2010). Existem algumas dificuldades de alcançar o público jovem quando se trata do assunto álcool e drogas, devido ao estímulo presente no meio social em que vivem e uma propaganda maciça em torno, principalmente, das drogas lícitas. Ampliar a participação dos adolescentes em atividades relacionadas a estas temáticas é o primeiro passo para que conheçam e explorem esse conteúdo. O estudo pretende contribuir para uma aproximação dos estudantes com o tema drogas produzindo a reflexão e a discussão sobre o assunto. Esta forma de abordagem pedagógica permite buscar, mediante a imersão dos estudantes na temática, além da reflexão, o conhecimento adquirido a partir de suas próprias vivências e experiências.
OBJETIVOS
1) Identificar a percepção dos estudantes sobre o uso/dependência de drogas a partir de uma peça teatral; 2) Descrever a compreensão dos estudantes sobre as conseqüências do uso/abuso de drogas e sua relação com a vida cotidiana; 3) Analisar as reflexões que a peça teatral produziu nos estudantes a respeito do uso/dependência de drogas.
METODOLOGIA
Optamos pela abordagem qualitativa de natureza descritiva. O estudo qualitativo se desenvolve naturalmente, sendo rico em dados descritivos, focando a realidade de forma contextualizada e complexa, tendo um plano aberto e flexível (LUDKE; ANDRÉ, 1998). Os dados foram coletados durante atividade realizada com 111 alunos do 6° ano do ensino fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira (CAP/UERJ). A estratégia pedagógica partiu da apresentação teatral não-verbal executada pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro e após a dinâmica, os alunos escreveram suas percepções sobre a atividade lúdica. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da UERJ, sob o protocolo n°. 015.3.2008, sendo autorizada sua aplicabilidade pelo diretor do Instituto, contando com o apoio de professores que participaram da realização dos encontros. De acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde em relação a pesquisas com seres humanos, elaborou-se um termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinado pelos responsáveis dos estudantes. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2004).
RESULTADOS
Os resultados evidenciaram 3 categorias que foram discutidas separadamente. A primeira categoria nomeada A dependência das drogas e sua visibilidade abarca discursos sobre o uso incontrolado de drogas, a apreensão de como se tem o primeiro contato com as drogas, a facilidade de ingressar no vicio, o entendimento das consequências negativas do uso descontrolado das drogas, a importância da apresentação para visualizar os efeitos nocivos que as drogas causam na vida das pessoas. A segunda categoria é Relação da dependência das drogas e as consequências no cotidiano, aborda questões relativas ao vicio dos usuários com as drogas, à dependência como algo não determinado pelos sujeitos, à dificuldade de procurar e aceitar tratamento, a convivência conflituosa com familiares, efeitos nocivos do uso de drogas no organismo, nas relações familiares e com amigos. A terceira categoria denominada Reflexões discentes acerca da apresentação lúdica não-verbal, traz em seus conteúdos as perdas que o individuo tem em sua vida quando faz uso dependente de drogas, a dificuldade de largar o vicio e aceitar a dependência, a inconsciência trazida por alguns indivíduos sobre o seu uso, a morte causada pelas drogas e a conscientização de não usar drogas e transmitir esse aprendizado a outras pessoas. A atuação do grupo teatral com o uso da linguagem não-verbal no âmbito do 6ª ano pode delinear ações comuns que uniu o ensino e privilegiou uma aprendizagem motivadora, comunicando-se de forma ampla com os discentes, conforme o encontrado nos depoimentos após a apresentação e analisado nos resultados. Percebe-se que os discentes conseguem identificar através da dinâmica mais objetivamente como ocorre o contato com as drogas, através de amigos que tentam influenciar as atitudes dos outros, ou no convívio cotidiano com pessoas intencionadas a buscarem mais dependentes de drogas. Também compreendem como é difícil a convivência do usuário consigo mesmo diante dos problemas enfrentados pela dependência e com as pessoas a sua volta pela tentativa, muitas vezes frustrada, de ajudar o usuário a deixar o vicio. Ainda trazem contribuições de situações que ocorrem na realidade quando vivenciam a manutenção do vicio, se submetendo a furtos, combinações com outras drogas, violência, dentre outras. E, por fim, mostram uma reflexão sobre o papel das drogas na vida pessoal e familiar de indivíduos dependentes e dentro da sociedade gerando custos e causando diversos transtornos.
CONCLUSÃO
Entende-se que este tipo de estratégia auxilia na apreensão de conteúdos complexos como o fenômeno das drogas na promoção da saúde e prevenção de riscos para os adolescentes discentes. A partir do exposto, este estudo se desenvolveu interagindo a realidade vivida pelos sujeitos e suas experiências com a temática, produzindo conhecimento científico e delineando uma nova perspectiva para análise da linguagem não-verbal como agente facilitador no processo ensino-aprendizagem, por meio da atuação do grupo teatral no que concerne ao seu uso em atividades pedagógicas. Infere-se que é possível utilizar-se deste recurso para mediar as discussões com adolescentes sobre a prevenção ao uso de drogas e tornam-se necessários maiores investimentos neste campo de pesquisa e extensão.
REFERÊNCIAS
1) RAMOS, F.R.S; PEREIRA, S.M.; ROCHA, C.R.M. Viver e adolescer com qualidade. Disponível em: <http://www.abennacional.org.br/revista/cap1.2.html>. Acesso em: 14 jul. 2010.
2) LOPES, G.T. et al. Álcool no espaço da escola fundamental e o enfermeiro: desafios na promoção da saúde e prevenção de riscos. Projeto de Pesquisa apoiado pelo CNPQ e financiado pela FAPRJ. Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem da UERJ, 2009.
3) LUDKE, M., ANDRÈ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, São Paulo, EPU,1998.
4) BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.