The preceptorship in undergraduate nursing: an integrative review of the literature
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i5.20-28Keywords:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, TutoriaAbstract
Objetivo: Identificar e analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a preceptoria em enfermagem, com ênfase na graduação no Brasil. Método: Revisão integrativa de literatura realizada em 2010, a partir da BVS. Analisamos 48 estudos cujos critérios de inclusão foram: publicações científicas, com textos completos ou resumos disponíveis nas bases de dados selecionadas, no período compreendido entre 2000 e 2010. Resultados: O preceptor é o enfermeiro do serviço de saúde que planeja, acompanha, supervisiona e avalia os graduandos de enfermagem na prática desenvolvida durante o estágio. Algumas das dificuldades encontradas na preceptoria são: a falta de tempo para dedicar-se aos estagiários, com todas as outras atribuições do serviço, os problemas na infra-estrutura do local de trabalho e o pouco preparo para esta atividade. Conclusão: Há necessidade de produção do conhecimento sobre a preceptoria de enfermagem durante a graduação e de maiores discussões sobre a temática no cenário nacional.
Descritores: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Tutoria.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.