The pedagogical training of students in professional master’s degree programs

Authors

  • Claudia Mara de Melo Tavares Universidade Federal Fluminense
  • Paulo Pires de Queiroz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1313-1320

Keywords:

Educação de Pós-Graduação, Educação Profissionalizante, Avaliação Educacional, Prática Profissional, Política de Educação Superior.

Abstract

Objetivo: Discutir a formação pedagógica de alunos no âmbito dos mestrados profissionais. Método: Trata-se de uma reflexão teórica sobre a formação pedagógica do mestre profissional no mundo contemporâneo. Indaga-se sobre os saberes relacionados a esta formação a partir de uma perspectiva reflexiva da profissão.  Resultados: Destacam-se os saberes presentes na formação profissional; os elementos da formação pedagógica do mestre profissional; os processos de desenvolvimento na formação pedagógica e a importância dos conteúdos pedagógicos na formação do mestre profissional. Conclusão: Compreende-se que a formação pedagógica dos alunos dos Mestrados Profissionais exige a contextualização de atos profissionais, a compreensão da singularidade das situações a partir de diferentes perspectivas de conhecimento e visa educar esses mestrandos como intelectuais críticos capazes de ratificar e praticar o discurso da liberdade e da democracia. Descritores: Educação de Pós-Graduação, Educação Profissionalizante, Avaliação Educacional, Prática Profissional, Política de Educação Superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Pós-Doutora pela USP-SP. Professora Titular  de Enfermagem Psiquiátrica da Universidade Federal Fluminense.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Cientista Social. Doutor em Filosofia e Humanidades pela Columbia Pacific University, Estados Unidos.
Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor do Mestrado Profissional Ensino na Saúde. 

Published

2014-10-01

How to Cite

1.
Tavares CM de M, Queiroz PP de. The pedagogical training of students in professional master’s degree programs. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2014Oct.1 [cited 2024Jul.22];6(4):1313-20. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3394

Issue

Section

Original article

Plum Analytics