THE BODY OF THE TUBERCULOSIS CARRIER: CONFLICTS, DIFFICULTIES, AND REGULAR PROJECTS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25pKeywords:
tuberculose, corpoAbstract
Objetivo:
Este estudo trata de responder a seguinte questão de investigação: como é o dia-a-dia do doente que faz o tratamento de tuberculose no HUCFF? Os objetivos foram identificar como o doente enfrenta seu dia-a-dia e discutir esses enfrentamentos para a adesão ao tratamento, por meio da Terapia Ocupacional.
Método:
Esta investigação se baseou na análise de conteúdo de Bardin, método que se preocupa com os aspectos da realidade e com o universo de significados. Para responder as questões, realizou-se processo de exploração do material das dez entrevistas gravadas por meio da pré-análise dos dados.
Resultados:
Os indicadores de enfrentamentos foram obtidos a partir de 76 evocações e que após a exploração e tratamento dos dados, os mesmos foram categorizados em três categorias: 1ª enfrentar a doença e suas conseqüências no cotidiano do tratamento; 2ª enfrentar a doença e as emoções cotidianas do tratar e a 3ª enfrentar a doença com espiritualidade e fé.
Conclusão
Concluiu-se que existem diversos elementos vividos pelos pacientes, afetando seu corpo e que a Terapia Ocupacional propicia a adesão e o vínculo ao tratamento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.