This is an outdated version published on 2021-09-01. Read the most recent version.

Theoretical/practical teaching in nursing graduation for mental health / Ensino teórico/prático na graduação em enfermagem para atuação em saúde mental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9534

Keywords:

Enfermagem psiquiátrica, Saúde mental, Educação em enfermagem, Ensino superior, Prática profissional.

Abstract

Objetivo: analisar o ensino teórico/prático em Saúde Mental e Psiquiatria recebido durante a graduação em enfermagem. Método: estudo quantitativo, desenvolvido com 44 enfermeiros de uma Rede de Atenção Psicossocial do Município de São Paulo por meio de questionário validado. Resultados: 72,7% dos enfermeiros se sentem despreparados para lidar com Saúde Mental pela primeira vez, 68,2% consideram que o conteúdo foi pouco explorado e 84,1% tem interesse em fazer cursos na área. Conclusão: há dualidade no ensino teórico/prático ofertado pelas instituições de ensino superior, configurando a necessidade de que a formação seja revista para que enfermeiros generalistas consigam atender as demandas de Saúde Mental nos diversos campos de atuação profissional de acordo com o paradigma da Reforma Psiquiátrica e dos pressupostos da Reabilitação Psicossocial.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria do Perpétuo S.S. Nóbrega, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Doutora em enfermagem. Docente do Programa de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

 

Wanderson Carneiro Moreira, Universidade de São Paulo

Mestrando do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

 

Suellen Cristina da Silva Chaves, Universidade de São Paulo

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo - SP - Brasil.

Carolina Marques Freitas, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFBA. Residente em Psiquiatria e Saúde Mental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

References

- Pinheiro BC, Cardoso CL. Formação profissional em uma atividade vivencial em saúde mental: grupo comunitário de saúde mental. Estud. Psicol. [Internet]. 2019 [acesso em 20 de Junho 2020]; 24(3). Disponível em: https://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190032.

- Conselho Nacional de Educação (Brasil). Resolução CNE/CES nº. 3/2001. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União 9 de nov de 2001.

- Nóbrega MPSS, Venzel MM, Sales ES, Próspero AC. Ensino de enfermagem em saúde mental no Brasil: perspectivas para a atenção primária à saúde. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2020 [acesso em 20 de Junho 2020];29:e20180441. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100315&lng=pt.

- Olmos CEF et al. Ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental face aos currículos brasileiros. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [acesso em 20 de Junho 2020]; 73(2): e20180200. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672020000200302&lng=e.

-Rodrigues J, Lazzari DD, Martini JG, Testoni AK. Ensino da saúde mental em enfermagem na percepção de professores. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2019 [acesso em 18 de Junho 2020]; 28:e20170012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072019000100360&lng=en.

- Lessa G, Preis L, Marciano A, Moisés D, Effting J. A disciplina de saúde mental e/ou psiquiatria nos cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. [Internet]. 2016 [acesso em 15 de Junho 2020]; 8(18). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68736/0.

-Souza MC, Afonso MLM. Saberes e práticas de enfermeiros na saúde mental: desafios diante da reforma psiquiátrica. Gerais (Univ Fed. Juiz. Fora). [Internet]. 2015 [acesso em 15 de Junho 2020];8(2):332-47. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v8n2/v8n2a04.pdf.

- Cortes JM, Kantorski LP, Barros S, Antonacci MH, Chiavagatti FG, Willrich JQ. Saberes e fazeres que integram o ensino de enfermagem psiquiátrica na perspectiva de enfermeiros docentes. Rev Port Enferm Saúde Mental. [Internet]. 2014 [acesso em 10 de Junho 2020]; (12). Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpesm/n12/n12a05.pdf.

- Carneiro LA, Porto CC. Saúde mental nos cursos de graduação: interfaces com as

diretrizes curriculares nacionais e com a reforma psiquiátrica. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. [Internet]. 2014 [acesso em 10 de Junho 2020];6(14):150-67. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1666/3944.

-Santos EM, Campos CJG, Reis HFT, Júnior WMR, Louzado JA, Silva GR. Representações sociais do cuidado de enfermagem em saúde mental na atenção básica. Enferm. atual. [Internet]. 2019 [acesso em 15 de Junho 2020]; 87 (Edição Esp). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/154.

- Vargas D et al. O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental no Brasil: análise curricular da graduação. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2018 [acesso em 20 de Junho 2020]; 27(2): e2610016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010407072018000200316&lng=e.

- Tavares CMM et al. Competências específicas do enfermeiro de saúde mental enfatizadas no ensino de graduação em enfermagem. Rev. port. enferm. saúde mental. [Internet]. 2016 [acesso em 15 de Maio 2019]; (spe4):25-32. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400004&lng=pt.

- Mendes AC et al. Educação em enfermagem de saúde mental e psiquiatria no curso de licenciatura em enfermagem. SMAD, Rev eletrônica saúde mental álcool drog. [Internet]. 2018 [acesso em 20 de Maio 2019]; 14(2): 73-83. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762018000200003&lng=pt&nrm=iso>.

-Merces AMF, Souza BML, Silva TL, Silva TTM, Cavalcanti AMTS. Práticas de enfermagem em saúde mental na estratégia de saúde da família: revisão integrativa. Cogitare enferm. 2015;20(2):417-25.

- Nóbrega MPSS, Domingos AM, Silveira ASA, Santos JC. Weaving the west psychosocial care network of the municipality of São Paulo. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017 [cited 2020 Jun 15]; 70(5): 965-972. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0566.

- Nóbrega MPSS, Fernandes MFT, Silva PF. Aplicação do relacionamento terapêutico a pessoas com transtorno mental comum. Rev. gaúch. enferm. [Internet]. 2017 [acesso em 16 de Maio 2019]; 38(1): e63562. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472017000100415&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.63562.

-Nóbrega MPSS, Mantovani GS, Domingos AM. Recursos, objetivos e diretrizes na estrutura de uma rede de atenção psicossocial. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [acesso em 15 de Junho 2020]; 73(1):e20170864. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672020000100157&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0864.

- Jalles MP, Santos VSJ, Reinaldo MAS. Análise da produção científica sobre comunicação terapêutica no campo da saúde, saúde mental e álcool e outras drogas. Rev Med. 2017;96(4):232-40.

- Menezes GP, Pegoraro, RF. Panorama das atividades grupais desenvolvidas em centros de atenção psicossocial (2006–2016). Psicol. ciênc. profissão.[Internet]. 2019 [acesso em 20 de Junho 2020]; 39: e189050. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003189050.

-Chang YC, Chou FH. Effects of home visit intervention on re-hospitalization rates in psychiatric patients. Community Ment Health J. [Internet]. 2015 [cited 2019 Apr 17];51(5):598-605. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25563484.

- Meira MDD, Kurcgant P. Nursing education: training evaluation by graduates, employers and teachers. Rev. Bras Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2019 Aug 19];69(1):10-5. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690102i.

- Tambag H. Effects of a psychiatric nursing course on beliefs and attitudes about mental illness. Int J Caring Sci. [Internet]. 2018 [cited 2019 Aug 18]; 4(11):420-6. Available from: http://www.internationaljournalofcaringsciences.org/docs/48_tambag_original_11_1.pdf.

-Adamy EK, Teixeira E. A qualidade da educação em tempos de novas diretrizes curriculares nacionais. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [acesso em 20 de Jun 2020]; 71(Suppl 4): 1485-1486. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001485&lng=en. https://doi.org/10.1590/0034-7167-201871sup401.

- Carneiro LA, Porto CC. Saúde mental nos cursos de graduação: interfaces com as diretrizes curriculares nacionais e com a reforma psiquiátrica. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. [Internet]. 2014 [acesso em 20 de Jun 2020]; 6(14):150-67. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1666/3944.

-Souza MC, Afonso MLM. Saberes e práticas de enfermeiros na saúde mental: desafios diante da reforma psiquiátrica. Gerais (Univ Fed. Juiz. Fora). [Internet]. 2015 [acesso em 12 de Maio 2019];8(2):332-47; Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v8n2/v8n2a04.pdf.

Published

2021-09-01

Versions

How to Cite

1.
S.S. Nóbrega M do P, Moreira WC, Chaves SC da S, Freitas CM. Theoretical/practical teaching in nursing graduation for mental health / Ensino teórico/prático na graduação em enfermagem para atuação em saúde mental. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2021Sep.1 [cited 2024Nov.22];13:1256-64. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9534

Issue

Section

Original article

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.

Plum Analytics