The teaching of first aid from the perspective of a problem-oriented curriculum
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1485-1495Keywords:
Primeiros Socorros, Aprendizagem baseada em problemas, Currículo, Educação em saúdeAbstract
Objetivo: Identificar e descrever o conhecimento de estudantes da primeira série de medicina e enfermagem de uma faculdade estadual, relacionado à temática de primeiros socorros, antes e após a realização de um treinamento norteado por metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Método: Esta pesquisa é um quase experimento do tipo pré-teste/pós-teste, conduzida em uma cidade paulista em 2009. A amostra foi não probabilística e compreendeu 110 estudantes que estavam matriculados naquela série de ambos os cursos. Utilizou-se um pré-teste e um pós-teste composto por questões fechadas. Os dados foram analisados por estatística descritiva e estatística paramétrica. Resultados: Dos participantes, 35 eram estudantes de enfermagem e 75 estudantes de medicina, com idade média de 24 anos. Houve um aumento significativo de acertos no pós-teste, comparativamente ao pré-teste, obtendo significância estatística em 10 assertivas. Conclusões: O treinamento mostrou-se como uma estratégia válida de capacitação dos estudantes. Sugere-se sua difusão para além do âmbito acadêmico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.