PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE

Authors

  • Letycia Sardinha Peixoto Manhães Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Ana Cristina Silva Pinto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Marina Izu Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Cláudia Mara de Melo Tavares Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Ann Mary Machado Feitosa Tinoco Rosas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2323-2335

Keywords:

educação em enfermagem, treinamento, capacitação profissional, educação permanente

Abstract

Objetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros sobre o processo de aprendizagem do programa de treinamento em serviço e analisar o programa de treinamento em serviço do setor de Educação Permanente. Método: Estudo descritivo, quanti-qualitativo e de Campo, através de uma entrevista semi-estruturada analisada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram três categorias: Descontinuidade do processo de treinamento, O Tempo como um determinante do processo ensino-aprendizagem e O processo de trabalho como fator decisivo na organização dos treinamentos em serviço. Conclusão: É preciso adequar as necessidades de serviço à forma de apresentação dos treinamentos, levando em consideração a realidade do processo de trabalho, buscando alinhar a efetividade dos treinamentos ao desenvolvimento profissional, minimizando confrontos existentes entre os profissionais treinados e sua resistência às ações de Educação Permanente. Descritores: Educação Continuada em Enfermagem, Capacitação Profissional, Treinamento em serviço.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letycia Sardinha Peixoto Manhães, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde - UFF/ Niterói

Especialista em modalidade Residência em Enfermagem em Clínica e Cirúrgica Geral - UNIRIO

Ana Cristina Silva Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Enfermeira. Doutoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery UFRJ, Brasil. Professora Assistente nível IV do Departamento de Médico- Cirúrgica da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto UNIRIO.

Marina Izu, Universidade Federal Fluminense - UFF

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa UFF, Brasil. Coorientadora da pesquisa original. 

Cláudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense - UFF

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Materno- Infantil e Psiquiatria da  Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa UFF, Brasil.

Ann Mary Machado Feitosa Tinoco Rosas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery UFRJ, Brasil. 

Published

2015-04-01

How to Cite

1.
Manhães LSP, Pinto ACS, Izu M, Tavares CM de M, Rosas AMMFT. PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2015Apr.1 [cited 2024Dec.14];7(2):2323-35. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541

Issue

Section

Original article

Plum Analytics