PRÁTICAS INTERSUBJETIVAS DE CUIDADO: O EXERCÍCIO DA INTEGRALIDADE NO COTIDIANO DO ENFERMEIRO SEGUNDO PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS

Autores/as

  • Érick Igor dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Denize Cristina de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Caren Camargo do Espírito Santo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Bruno Rafael Gomes Valois Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palabras clave:

Assistência Integral à Saúde, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiras,

Resumen

A profissão de enfermeiro tem se construído ao longo da história, adquirindo saber técnico-científico, teórico-prático e metodológico voltado para o humano. Centrada na expressão do cuidado, esta e se desdobra em ações de assistência, gerência, ensino, pesquisa e em outras áreas emergentes. Suas atividades próprias perpassam os domínios biológico e relacional, o que permite um olhar ampliado sobre os sujeitos e se engendra aos princípios ético-doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e elaborado a partir de uma Revisão Integrativa de Literatura, cujo objetivo foi relacionar as Práticas Intersubjetivas de Cuidado, identificadas após realização de revisão integrativa, ao ideal do exercício da Integralidade enquanto princípio ético-doutrinário nas práticas de cuidado do enfermeiro. As evidências indicam as intercessões entre o campo da saúde e da educação, a humanização e as trocas intersubjetivas como principais tecnologias de cunho relacional para o pleno exercício da integralidade nas práticas de cuidado do enfermeiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Érick Igor dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Denize Cristina de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Pós-Doutora em Psicologia Social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris/França. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Caren Camargo do Espírito Santo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Bruno Rafael Gomes Valois, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Aluno do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Publicado

2010-11-21

Cómo citar

1.
Santos Érick I dos, Gomes AMT, Oliveira DC de, Santo CC do E, Valois BRG. PRÁTICAS INTERSUBJETIVAS DE CUIDADO: O EXERCÍCIO DA INTEGRALIDADE NO COTIDIANO DO ENFERMEIRO SEGUNDO PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21 de noviembre de 2010 [citado 22 de julio de 2024];. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1020

Número

Sección

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics