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Childhood cancer: child’s perceptions of chemotherapy treatment / Câncer infanti: Percepções da criança frente ao tratamento quimioterápico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.11683

Palabras clave:

Enfermería Pediátrica, Quimioterapia, Neoplasias, Ninõ

Resumen

Objetivo: describir cómo los niños perciben el tratamiento quimioterápico y su internación en este período. Método: estudio descriptivo exploratorio, de abordaje cualitativo, realizado con seis niños en tratamiento quimioterápico internados en unidad hematooncológica de un enseñanza- hospital, ubicado en la región central de Rio Grande do Sul. Se realizaron encuestas individualizadas, grabadas en medios digitales y transcritas en su totalidad. Las entrevistas fueron sometidas al análisis temático. Resultados: se identificaron tres categorías temáticas: percepciones del niño en cuanto al tratamiento quimioterápico; principales desafíos señalados durante la internación por el niño en tratamiento quimioterápico; ludicidad como aliada en el enfrentamiento de la internación para quimioterapia en niños. Conclusión: se considera que el niño ingresado en tratamiento quimioterápico tiene conocimiento de la importancia de la terapéutica para la cura de la enfermedad. La importancia de la ludicidad y del juego en las hospitalizaciones también fueron ratificadas en el estudio, ya que éstas se presentan como estrategias de enfrentamiento del proceso de enfermedad por parte del niño internado en tratamiento oncológico.

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Biografía del autor/a

Marciele Pinheiro, Hospital Universitário de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano (2007). Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho (2013) e Enfermagem Oncológica (2016). Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade Franciscana (2020). Atualmente é enfermeira assistencial do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Tem experiência na área de Enfermagem, atualmente trabalha em unidade HEMATO-ONCOLÓGICA PEDIÁTRICA.

Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, Universidade Franciscana

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Psicologia pelo PPG em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais da Infância e Adolescência pelo InTcc - Porto Alegre (2019). Atualmente é docente do Curso de Psicologia, da Especialização em Psicopedagogia e do Mestrado em Saúde Materno Infantil na Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Educacional/escolar e Pesquisa com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil (maternidade no ciclo vital), Educação parental, avaliação psicológica, institucionalização de crianças e adolescentes, sintomas depressivos e bioética.

Suzinara Beatriz Soares de Lima, Hospital Universitário de Santa Maria

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Especialização em Administração dos Serviços de Enfermagem (1996) pelo Centro Universitário Franciscano. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutorado na Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Pós-Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina - Grupo GEPADES (Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria e Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Coordenadora da Linha de Pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem ? Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação em Enfermagem. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento do cuidado em Pronto Socorro, Qualidade da Assistência, Gerenciamento do cuidado em lesões de pele, Interacionismo simbólico e Teoria Fundamentada nos Dados. Membro da Rede Pesquisa Gerenciamento em Enfermagem - REPEGENF e Red de Gestores para el Desarrollo - Curso GpRD (Equador).

Rosiane Filipin Rangel, Universidade Franciscana

Enfermeira pelo Centro Universitário Franciscano (2009). Especialista em Enfermagem neonatal pelo Centro Educacional São Camilo (2015) , Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (2011/FURG), Doutora em Enfermagem pelo PPGEnf/FURG (2018), Professora Adjunta A da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde - GEES/FURG. Possui experiência no ensino, atuando na integração com o serviço de enfermagem/saúde. Desenvolve pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Cuidado Integral em Saúde; Espiritualidade e Saúde; Saúde do recém-nascido e da criança.

Giovana Calcagno Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (1988), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é docente associado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem, saúde da criança e do adolescente, educação em saúde, metodologia da pesquisa, saúde da família, saúde hospitalar, doenças crônicas na infância, uso de substâncias psicoativas e dependência química na adolescência. Coordena o Serviço de Estomaterapia do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde da Criança e do Adolescente - GEPESCA/ FURG. Tutora do Grupo `PET Enfermagem/ FURG.

Nadiesca Taisa Filippin, Universidade Franciscana

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2003), Mestrado e Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2007 e 2009) . Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nas áreas de Biomecânica do Movimento Humano, Fisioterapia Neurofuncional, Saúde Materno-infantil e Envelhecimento. É Delegada Regional/RS e Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional - ABRAFIN. Docente do curso de Fisioterapia e do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana - UFN. Foi coordenadora do Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana - UFN (2016-2021). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (GEPemNEURO). Membro do Grupo de Estudos em Neurotologia (GENO).

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Publicado

2023-03-04

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Cómo citar

1.
Pinheiro M, Lieberknecht Wathier Abaid J, Soares de Lima SB, Filipin Rangel R, Calcagno Gomes G, Taisa Filippin N. Childhood cancer: child’s perceptions of chemotherapy treatment / Câncer infanti: Percepções da criança frente ao tratamento quimioterápico. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4 de marzo de 2023 [citado 22 de julio de 2024];15:e-11683. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11683

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