THE WEARING RELATED TO WORK IN THE PERSPECTIVE OF NURSES OF PRE-HOSPITAL CARE

Autores/as

  • Claudia Cristiane Filgueira Martins Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alcivan Nunes Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Fátima Raquel Rosado Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.2024-2032

Palabras clave:

Enfermagem em Emergência, Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida

Resumen

Objetivo: Identificar como enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU) percebem o desgaste relacionado ao trabalho cotidiano. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado através de entrevistas com enfermeiros que atuam no SAMU e cujos dados foram analisados a luz da análise do discurso. Resultados: Dos discursos emergiram os núcleos de sentido: natureza do serviço; ausência de condições de trabalho; desgaste físico e emocional e risco para a vida profissional. O desgaste foi caracterizado como inerente à natureza do serviço, por lidar com situações de vida e morte, favorecendo estresse físico e emocional. Foi ainda associado aos múltiplos vínculos empregatícios, às condições e as jornadas de trabalho, situações que dificultam atuações resolutivas e potencializam riscos de acidentes para o trabalhador. Conclusões: O desgaste no trabalho, entendido de modo não reflexivo, é naturalizado como inerente a sua dinâmica, mesmo que gere redução do potencial de vida desses profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Cristiane Filgueira Martins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN.

Alcivan Nunes Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Assistente do Departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN.

Fátima Raquel Rosado Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Psicologia Social pela UFRN/UFPB. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN.

Publicado

2011-06-27

Cómo citar

1.
Martins CCF, Vieira AN, Morais FRR. THE WEARING RELATED TO WORK IN THE PERSPECTIVE OF NURSES OF PRE-HOSPITAL CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27 de junio de 2011 [citado 6 de julio de 2024];3(2):2024-32. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1375

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics