THE OMBUDSMAN WITHIN THE PUBLIC ADMINISTRATION: A CONTRIBUTION TO NURSING
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2385-2393Palabras clave:
Ouvidoria, Administração Pública, EnfermagemResumen
RESUMO
Objetivo: Descrever a trajetória da Ouvidoria na Administração Pública e a relação com a enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas buscas bibliográficas virtuais e em arquivos institucionais. Como fontes utilizaram-se os registros em relatórios, livros, artigos, documentos/publicações do Ministério da Saúde, que pudessem contribuir para o desenvolvimento da temática. Resultados: Os achados foram agrupados e analisados em três momentos distintos: a trajetória da Ouvidoria; a Ouvidoria no contexto dos serviços de saúde; a Ouvidoria e a enfermagem. Conclusão: Considerou-se que o produto deste estudo traz novas questões no interior dos fenômenos que nortearam a trajetória da Ouvidoria e a atuação da enfermagem. Descritores: Ouvidoria; Administração Pública; Enfermagem.
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